SóProvas


ID
3074077
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Sonora - MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

O dualismo, o bifrontismo, o fusionismo, o feísmo, a religiosidade mesclada com a sensualidade, o niilismo temático, a pobreza ou a ausência de assunto, o rebuscamento da forma, a ornamentação estilística, a produção em prosa foi qualitativamente superior à poesia.


Trata-se de:

Alternativas
Comentários
  • Mas a questão da prosa ser superior à poesia é algo contestável, de forma que a critica pouco considerou Prosopopeia, a vendo como algo de valor histórico, que marcou o inicio do movimento

  • Complementando, o Barroco possuía o predomínio de 4 figuras de linguagem: Antíteses, Paradoxos, Hipérbatos e Metáforas.

  • RESOLUÇÃO: A questão traz exatamente as características do Barroco, ou seja, nesse período, as produções eram repletas de dualismo, o rebuscamento na escrita, o exagero no emprego das figuras de linguagem, como: Antíteses, Paradoxos, Hipérbatos e Metáforas.

    Resposta: D

  • No enunciado, algumas dicotomias (dualismo, bifrontismo) muito presentes no BARROCO: religião x sensualidade, por exemplo. O feísmo está muito presente na arte, pois já não há compromisso com a beleza das formas. O niilismo temático questiona a tradição das coisas passadas. Algo fundamental para o barroco também é o rebuscamento das formas, não há linha reta ou perfeita, pois a arte representa a inquietação da alma. 

    Rafaela Freitas - ESTRATÉGIA

    Gabarito: D

  • A questão traz exatamente as características do Barroco, ou seja, nesse período, as produções eram repletas de dualismo, o rebuscamento na escrita, o exagero no emprego das figuras de linguagem, como: Antíteses, Paradoxos, Hipérbatos e Metáforas.

    Resposta: D