SóProvas


ID
3074701
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Os principais fatores que afetam a rugosidade de superfícies usinadas são:

Alternativas
Comentários
  • A medida da rugosidade da superfície acabada da peça nada mais é do que um parâmetro de controle de processo de usinagem, pois a mesma depende de parâmetros como máquina-ferramenta, propriedades do material da peça, geometria e material da ferramenta e operação de usinagem. Sabendo a medida da rugosidade então é possível que se tenha um processo mais controlado, evitando assim erros de fabricação (MACHADO et al., 2009)

    Existem aspectos que podem provocar alterações no perfil filtrado, sendo que o comprimento de amostragem, normalmente chamado de cut-off é o mais importante deles. O termo cut-off é utilizado para especificar numericamente o comprimento da frequência de onda acima ou abaixo do qual uma das componentes da superfície (rugosidade ou ondulação) é eliminada. O cut-off também pode ser utilizado para caracterizar os filtros de perfil e fazer a determinação dos componentes de superfície (WHITEHOUSE, 2002). Levando em consideração o fato de que o cut-off é capaz de filtrar os componentes de um perfil medido, sua escolha tem grande influência na obtenção adequada do perfil modificado, pois tem a finalidade de separar a rugosidade da ondulação. O cut-off deve ser selecionado com prudência para não misturar essas duas características (rugosidade da ondulação), pois caso isso ocorra, os resultados obtidos na medição podem ser distorcidos.

    O raio de ponta (rε) da aresta de corte possui grande influência na rugosidade, o mesmo deve ser pelo menos o dobro do valor do avanço, para que as marcas de avanço sejam minimizadas, resultando numa melhoria na rugosidade. Conforme Machado et al. (2009), o avanço (f) é o parâmetro influente sobre a rugosidade, seguido pelo raio de ponta da ferramenta. De fato houve um aumento da rugosidade com o aumento do avanço, no entanto este mostrou-se menor do que o gerado pelo aumento da profundidade de corte (ap). O aumento da profundidade de corte (ap) provocou, de uma maneira geral, um aumento de Ra e Rt. Isso acontece porque com o aumento da profundidade de corte também são aumentadas as forças, e, a possibilidade de flexões. As alturas das ondulações também tendem a aumentar com a profundidade de corte.

    Fonte:

    MACHADO, A. R.; ABRÃO, A. M.; COELHO, R. T.; SILVA, M. B. Teoria da usinagem dos materiais. São Paulo, Blucher, 2009.

  • Oi!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.