SóProvas


ID
3076114
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Lagoa Grande - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As colunas abaixo mostram, à esquerda, provas utilizadas no diagnóstico microbiológico e, à direita, componentes associados aos princípios dessas provas. Analise-as e numere a segunda coluna de acordo com a primeira.

(1) Atalase
(2) Fenilalanina
(3) Coagulase
(4) Motilidade
(5) Hidrólise

( ) L-pyroglutamyl-aminopeptidase
( ) Ácido fenilpirúvico
( ) H2O2
( ) Linha de turvação
( ) Protrombina

Considerando o assunto abordado e as informações acima, assinale a alternativa que contém a associação CORRETA entre as colunas apresentadas, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • (1) Atalase - H2O2

    (2) Fenilalanina - Ácido fenilpirúvico

    (3) Coagulase - Protrombina

    (4) Motilidade - Linha de turvação

    (5) Hidrólise - L-pyroglutamyl-aminopeptidase

  • Não compreendi muito bem essa questão.

  • Ficou faltando a letra C em Catalase. A catalase é uma prova bioquímica que verifica a reação com a água oxigenada (H2O2).

  • CATALASE: É uma enzima que decompõe o peróxido de hidrogênio (H2O2) em oxigênio e água. Reação: 2H2O2 ---2H2O+O2 (formação de bolhas). O teste pode ser executado pela transferência de colônias para uma lâmina de microscopia e adição de uma gota de peróxido de hidrogênio a 3%. O aparecimento imediato de borbulhamento na superfície da suspensão indica reação positiva.

    FENILALANINA DESAMINASE: A desaminação de fenilalanina forma um cetoácido, o ácido fenilpirúvico. Dentre os membros da família Enterobacteriaceae, apenas os membros dos gêneros de Proteus, Morganella e Providencia possuem a enzima necessária para a desaminação de fenilalanina. O teste consiste na detecção de ácido fenilpirúvico, após crescimento do micro-organismo de meio contendo o aminoácido. O aparecimento de uma coloração verde escura após a adição de uma solução de cloreto férrico a 10% indica resultado positivo.

    COAGULASE: É uma proteína de composição química desconhecida, que possui atividade semelhante à protrombina, sendo capaz de converter fibrinogênio em fibrina ao reagir com um fator plasmático, resultando na formação de um coágulo. O teste de coagulase é empregado para identificar S. aureus, diferenciando de outras espécies do gênero.

    MOTILIDADE: As bactérias móveis apresentam um crescimento difuso que se estende lateralmente a partir da linha de inoculação por meio de flagelos, enquanto as imóveis crescem somente onde se deu a inoculação. Pode-se adicionar 1% de cloreto de trifenil tetrazolium para auxiliar na visualização da reação. A bactéria incorpora esse corante incolor, que, ao ser reduzido, é convertido em complexo de formazana vermelho e insolúvel, caracterizando uma reação positiva.

    HIDRÓLISE: A prova de hidrólise PYR é um teste enzimático que consiste na hidrólise do substrato L-pyrrolidonyl-alfa-naftylamide por uma enzima bacteriana, a L-pyroglutamyl-aminopeptidase. A hidrólise do substrato libera beta-naphtylamide, que é detectada com a adição do reagente, o N,N dimetilaminocinamaldeído, que forma uma base de Schiff, de coloração vermelha. Teste presuntivo para identificar Streptococcus beta hemolítico presumível do grupo A de Lancefield (S. pyogenes) e Enterococcus spp.

    Bibliografia: Trabulsi, Luiz Rachid. Microbiologia; 6aedição, 2015.

    Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Microbiologia Clínica para o Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. Módulo 5 :Tecnologias em Serviços de Saúde: descrição dos meios de cultura empregados nos exames microbiológicos/Agência Nacional de Vigilância Sanitária.– Brasília: Anvisa, 2013.