SóProvas


ID
3076228
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Lagoa Grande - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo sobre título profissional de especialista em psicologia, conforme Resolução CFP n.° 13/2007, e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A Resolução n.° 13/2007 prevê o reconhecimento do título em onze especialidades da psicologia.
( ) O psicólogo com mais de 2 (dois) anos de inscrição em Conselhos Regionais de Psicologia (em pleno gozo de seus direitos) pode requerer o título de especialista.
( ) O título de especialista pode ser obtido por meio de duas modalidades:1 – concurso Público;2 – conclusão de curso de especialização.
Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo: 

Alternativas
Comentários
  • Questão desatualizada, até mesmo para o ano que foi feita. Atualmente são treze especialidades.

  • No meu entendimento, essa questão não tem gabarito.

    A Resolução n.° 13/2007 prevê o reconhecimento do título em onze especialidades da psicologia.

    Correto. A 13/2007 de fato só prevê 11 especialidades mesmo, mas seu artigo 4º prevê a regulamentação de novas especialidades, o que já ocorreu duas vezes desde então, com a inclusão da Psicologia da Saúde e da Avaliação Psicológica no rol de especialidades (003/2016 e 018/2019 respectivamente).

    O psicólogo com mais de 2 (dois) anos de inscrição em Conselhos Regionais de Psicologia (em pleno gozo de seus direitos) pode requerer o título de especialista.

    Errado. Esse é somente um dos requisitos. O art. 8º prevê quem poderá requerer o título de especialização, e define que, além de estarem inscritos por no mínimo 2 anos no CRP, os psicólogos também devem atender a pelo menos um dos seguintes requisitos:

    (1) ter certificado ou diploma de conclusão de curso de especialização conferido por instituição de ensino superior;

    (2) ter certificado ou diploma de conclusão de curso de especialização, conferido por pessoa jurídica habilitada para esta finalidade ou

    (3) ter sido aprovado no exame teórico e prático, promovido pelo CFP, e comprovar prática profissional na área por mais de 2 (dois) anos.

    O título de especialista pode ser obtido por meio de duas modalidades:1 – concurso Público;2 – conclusão de curso de especialização.

    Errado. Concurso público é uma seleção com vistas ao provimento de vagas existentes no quadro de empregados, No caso da concessão do Título de Especialista em Psicologia, a própria resolução nº 13/2007 refere-se ao exame teórico e prático, previsto no art. 8, como "Concurso de Provas e Títulos". Talvez até se possa chamar um pelo outro, mas com certeza abre espaço para discussão.