SóProvas


ID
3077398
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considere as afirmações abaixo sobre as migrações internas no Brasil.

I. No Brasil, a migração interna foi mais intensa entre as décadas de 1990 e 2000, com destaque para o deslocamento do campo para a cidade − o êxodo rural.
II. O Centro-Oeste e o Norte são, atualmente, as regiões que recebem maior número de migrantes que são atraídos pelas novas atividades, entre as quais o agronegócio.
III. Nestas últimas décadas tem se tornado comum a migração de retorno, ou seja, o deslocamento de pessoas para sua região de origem, após ter migrado. Na região Nordeste se observa o retorno de milhares de migrantes.
Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • acredito que

    I. No Brasil, a migração interna foi mais intensa entre as décadas de 1990 e 2000, com destaque para o deslocamento do campo para a cidade − o êxodo rural. (o exodo rural foi por volta de 1950 por isso está incorreta)

    II. O Centro-Oeste e o Norte são, atualmente, as regiões que recebem maior número de migrantes que são atraídos pelas novas atividades, entre as quais o agronegócio.

    (o movimento da população vem se expandindo para a região centro-oeste e norte ao longo do tempo por isso a amazônia vem sendo desmatada cada vez mais e existem os conflitos por terras no pará e região norte, tornando essa alternativa correta)

    III. Nestas últimas décadas tem se tornado comum a migração de retorno, ou seja, o deslocamento de pessoas para sua região de origem, após ter migrado. Na região Nordeste se observa o retorno de milhares de migrantes. (nos anos de 1950 a 1980 teve o exodo rural principalmente para o sudeste e hoje estão voltando para sua terra o nordeste)

  • FGV - Prefeitura de Salvador:

    Os estados da Região Sudeste permanecem sendo o principal destino dos migrantes brasileiros. > Item correto.

    Alguém explica o porquê da II está certa nesta questão?

  • região Sudeste do Brasil, até o final do século XX, recebeu a maior quantidade de fluxos migratórios do país, principalmente o estado de São Paulo, pelo fato de fornecer maiores oportunidades de emprego em razão do processo de industrialização desenvolvido.

    No entanto, nas últimas décadas, as regiões Centro-Oeste e Norte têm sido bastante atrativas para os migrantes, pois após a década de 1970, a estagnação econômica que atingiu e ainda atinge a indústria brasileira afetou negativamente o nível de emprego nas grandes cidades do Sudeste, gerando pouca procura de mão de obra, ocasionando a retração desses fluxos migratórios. Assim, as regiões Norte e Centro-Oeste, que já captavam alguma parcela desse movimento, tornaram-se destinos da migração interna do Brasil.

    As políticas públicas para a ocupação do oeste brasileiro foram determinantes para esse redirecionamento dos fluxos migratórios no Brasil. A construção de Brasília, os investimentos em infraestrutura, novas fronteiras agrícolas, entre outros fatores, contribuíram para essa nova distribuição.

    O Sudeste continua captando boa parte dos migrantes brasileiros. A região recebe muito mais gente do que perde. O Centro-Oeste também recebe mais migrantes do que perde, sendo, atualmente, o principal destino dos fluxos migratórios no Brasil. O Sul e o Norte são regiões onde o volume de entrada e saída de migrantes é mais equilibrado. A Região Nordeste tem recebido cada vez mais migrantes, sendo a maioria proveniente do Sudeste (retorno), porém, continua sendo a região que mais perde população para as demais.

    Por Wagner de Cerqueira e Francisco

    Graduado em Geografia

    Equipe Brasil Escola

  • I. No Brasil, a migração interna foi mais intensa entre as décadas de 1990 e 2000, com destaque para o deslocamento do campo para a cidade − o êxodo rural.

    errado.

    o exodo rural aconteceu , com forte impacto , nos anos de 1930 com a industrialização de Vargas

    e em meados de 1960 - 1970 com a revolução verde

  • Gabarito D (II e III - Corretas)

    I - (Incorreta) No Brasil, a migração interna foi mais intensa entre as décadas de 1990 e 2000, com destaque para o deslocamento do campo para a cidade − o êxodo rural. (Correção: * Em 1920, apenas 10% da população brasileira vivia em cidades. * Cinquenta anos depois, em 1970, esse percentual já era de 56%. * Estima-se que, entre 1950 e 2000, 50 milhões de pessoas migraram do campo para as cidades, fenômeno conhecido como ÊXODO RURAL.)

    Tudo posso Naquele que me fortalece!

  • Acredito que a II esteja incorreta, pois, apesar de ter aumentado o fluxo migratório ao norte e centro-oeste, o sudeste e o sul ainda são as regiões que recebem maior parte dos migrantes.

  • passível de anulação Os estados da Região Sudeste permanecem sendo o principal destino dos migrantes brasileiros.

  • Até 1960, a maioria da população brasileira morava na zona rural. Em 1970, pela primeira vez, a população urbana tornou-se mais numerosa, que deu o Êxodo rural Migração de grande parte da população do campo para a cidade.

    COM DEUS

  • Questão contestável!

    Atualmente, o centro-oeste não é a região que recebe mais imigrantes .... Sudeste sempre foi polo atrativo, além da migração de retorno para o nordeste.

  • concordo com os relatores, fui na E por considerar que, sim, o nordeste está tendo um fluxo migratório em relação ao agronegócio, bom lembrarmos sempre do ''matopiba'' quando vier questões falando sobre, entretanto já é demais falar que é a região de maior fluxo migratório, sudeste ainda mantém o pódio.

  • No item II  não era pra ser Sudeste e Centro-oeste?