SóProvas


ID
3077539
Banca
FCC
Órgão
EMAE-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre o escoramento das fôrmas para execução de estruturas de concreto armado in loco,

Alternativas
Comentários
  • MEU FIZ PELA LOGICA LETRA D

  • NBR 14931

    7.2 Execução do sistema de fôrmas

    7.2.2.2

    No projeto do escoramento devem ser consideradas a deformação e a flambagem dos materiais e as vibrações a que o escoramento estará sujeito.

  • No projeto de formas e escoramentos devem ser considerados:

    DEFORMAÇÕES

    FLAMBAGEM DOS MATERIAIS

    VIBRAÇÕES

    @ocivilengenheiro

  • A) o emprego de novas escoras em posições preestabelecidas não X pode reduzir os efeitos do carregamento inicial e nem X evitar deformações excessivas.

    A colocação de novas escoras em posições preestabelecidas e a retirada dos elementos de um primeiro plano de escoramento podem reduzir os efeitos do carregamento inicial, do carregamento subseqüente e evitar deformações excessivas.

    .

    B) para a desforma e escoramentos remanescentes deve se levar em conta somente X o ritmo de construção, tendo em vista o carregamento decorrente.

    Os planos de desforma e escoramentos remanescentes devem levar em conta os materiais utilizados associados ao ritmo de construção, tendo em vista o carregamento decorrente e a capacidade suporte das lajes anteriores, quando for o caso.

    .

    C) o escoramento metálico deve seguir somente a instrução do profissional X responsável pela obra.

    No caso do emprego de escoramento metálico, devem ser seguidas as instruções do fornecedor responsável pelo sistema.

    .

    D) no projeto do escoramento devem ser consideradas a deformação e a flambagem dos materiais e as vibrações a que este escoramento estará sujeito.

    No projeto do escoramento devem ser consideradas a deformação e a flambagem dos materiais e as vibrações a que o escoramento estará sujeito.

    .

    E) a construção do escoramento não X deve prever o uso de lastro ou piso de concreto para correção de irregularidades, uma vez que o apoio em solo garante que a estrutura não será submetida a impactos.

    Devem ser tomadas as precauções necessárias para evitar recalques prejudiciais provocados no solo ou na parte da estrutura que suporta o escoramento, pelas cargas por este transmitidas, prevendo-se o uso de lastro, piso de concreto ou pranchões para correção de irregularidades e melhor distribuição de cargas, assim como cunhas para ajuste de níveis.

    .

    Referência: NBR 14931:2004 – Execução de estruturas de concreto – Procedimento

    .

    Gabarito: Letra D

  • O concreto é um material obtido pela mistura de cimento, água, agregado miúdo e graúdo e, em alguns casos, aditivos e adições.  Ele é um material estrutural muito empregado na construção civil, sendo sua característica predominante a elevada capacidade resistente a esforços de compressão. Porém, o concreto é um material frágil frente à esforços de tração, contudo isso é compensado por meio de sua combinação com o aço que, por sua vez, possui ótimo comportamento quando tracionado, constituindo o concreto armado ou o concreto protendido.

     

    O projeto de estruturas de concreto é regulado pela NBR 6118 (ABNT, 2014), enquanto os procedimentos de execução de estruturas de concreto são norteados pela NBR 14931 (ABNT, 2004).

     

    Visto isso e avaliando as alternativas separadamente, tem-se que:

     

    - A alternativa A está errada. A NBR 14931 (ABNT, 2004), item 7.2.2.2, 8º parágrafo, estabelece que: “A colocação de novas escoras em posições preestabelecidas e a retirada dos elementos de um primeiro plano de escoramento podem reduzir os efeitos do carregamento inicial, do carregamento subsequente e evitar deformações excessivas";

     

    - A alternativa B está errada. A NBR 14931 (ABNT, 2004), item 7.2.2.2, 6º parágrafo, fixa que: “Os planos de desforma e escoramentos remanescentes devem levar em conta os materiais utilizados associados ao ritmo de construção, tendo em vista o carregamento decorrente e a capacidade suporte das lajes anteriores, quando for o caso";

     

    - A alternativa C está errada. A NBR 14931 (ABNT, 2004), item 7.2.2.2, 5º parágrafo, estabelece que: “No caso do emprego de escoramento metálico, devem ser seguidas as instruções do fornecedor responsável pelo sistema";

     

    - A alternativa D está correta. A NBR 14931 (ABNT, 2004), item 7.2.2.2, 2º parágrafo, fixa que: “No projeto do escoramento devem ser consideradas a deformação e a flambagem dos materiais e as vibrações a que o escoramento estará sujeito";

     

    - A alternativa E está errada. A NBR 14931 (ABNT, 2004), item 7.2.2.2, 4º parágrafo, estabelece que: “Devem ser tomadas as precauções necessárias para evitar recalques prejudiciais provocados no solo ou na parte da estrutura que suporta o escoramento, pelas cargas por este transmitidas, prevendo-se o uso de lastro, piso de concreto ou pranchões para correção de irregularidades e melhor distribuição de cargas, assim como cunhas para ajuste de níveis".

     

    Gabarito do professor: letra D.

     

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto — Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 2014.

     

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 14931: Execução de estruturas de concreto - Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 2004.