SóProvas


ID
3078496
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A evolução do pensamento em Administração permite instalar um debate acerca da transição de paradigmas organizacionais, ou seja, do paradigma industrial ao paradigma pós-industrial. Considere:


I. Da organização voltada aos recursos para uma organização voltada à demanda.

II. De um regime que elimina as tarefas delimitadas para um regime com alto grau de especialização de tarefas.

III. De um modelo baseado em economia de escopo para um modelo estritamente baseado em economia de escala.

IV. Da organização vertical do trabalho para uma organização horizontal do trabalho.

V. Da ênfase na redução da responsabilidade do trabalhador para uma ênfase na corresponsabilidade do trabalhador.


São consideradas transições entre esses dois paradigmas o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • As que me parecem mais óbvias são a IV e a V, que realmente representam uma transição do paradigma industrial ao pós-industrial.

    A I a gente repara que também representa se tiver calma de ler umas 2 ou 3 vezes.

    A II e a III podem ser facilmente eliminadas, já que alta especialização era característica básica do modelo industrial.

  • A questão em análise exige do candidato uma visão sistêmica da evolução da gestão ao longo do tempo. Assim, para respondermos, iremos analisar cada uma das alternativas.

    I – Com a evolução do pensamento moderno de administração, a ênfase da gestão muda dos recursos organizacionais para às necessidades do cliente, do consumidor, ou seja, para a demanda.

    II - O alto grau de especialização de tarefas é uma característica da escola da Administração Cientifica de Taylor. Atualmente, a gestão vê as tarefas como um sistema interdependente e multidisciplinar.  

    III – Atualmente o modelo econômico é baseado nas necessidades do cliente, e não na economia de escala. A economia de escala é característica da Teoria Clássica de Fayol.

    IV - Da organização vertical do trabalho para uma organização horizontal do trabalho. Atualmente, as estruturas organizacionais tendem a uma maior agilidade e respostas às demandas dos clientes. Com isso, uma estrutura horizontal possibilita velocidade na tomada de decisão.

    V - Da ênfase na redução da responsabilidade do trabalhador para uma ênfase na corresponsabilidade do trabalhador. Com o amadurecimento dos empregados e dos gestores, os trabalhos tendem a serem desenvolvidos por equipes, as quais possuem como característica a busca por um objetivo comum e um maior senso de pertencimento.

    Em face do exposto, podemos afirmar que os itens corretos são: I, IV e V. Sendo assim, a alternativa correta é a letra “A".

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “A".
  • Questão daquelas que dá gosto de ver. Exige não apenas a memorização das características das abordagens administrativas, mas também uma visão mais analítica e crítica.

    Ao pedir que o candidato avalie a transição do paradigma industrial ao pós-industrial o que a questão pede é uma análise comparativa entre as primeiras teorias da administração (paradigma industrial) e as teorias mais modernas (paradigma pós-industrial). Vamos analisar cada um dos itens:

    I. Correto. Enquanto as primeiras teorias estavam focadas no ambiente interno (organizar tarefas, definir métodos, definir estrutura organizacional), as teorias mais modernas estão focadas na inter-relação da organização com o ambiente externo, ou seja, focada naquilo que o ambiente (clientes, fornecedores, governo) espera da organização.

    II. Errado. Um alto grau de especialização de tarefas é típico do paradigma industrial (primeiras teorias de Administração).

    III. Errado. A afirmação faz uma inversão. Dentro do paradigma industrial temos a preocupação com a geração de economia em escala. Dentro do paradigma industrial temos a preocupação em atender as demandas dos clientes de forma mais personalizada, adota-se, dessa forma, técnicas como: segmentação de mercado, atuação em nicho, etc. De modo, que

    Gabarito: A

  • Essa matéria não é de Deus, quanto mais estuda , mais erra. Aff Mas não vamos desistir , quer dizer , vamos sim, mas depois que alcançarmos nossos objetivos