SóProvas


ID
3078814
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Boris Hessen foi o primeiro cientista a apresentar uma visão materialista sobre o desenvolvimento da ciência, sendo bastante questionado e até ridicularizado quando assim o fez. Em 1931, o cientista soviético apresentou seu trabalho "As Raízes Sociais e Econômicas dos Principia de Newton" no II Congresso Internacional de História das Ciências, em Londres. Ao final de sua tese, ele afirmou que na época em que Newton formulou e formalizou as leis da mecânica (século XVIII):


“Havia necessidade de meios de comunicação convenientes, uma medida de tempo mais exata – especialmente devido ao contínuo aumento do ritmo das transações −, e de métodos exatos para contabilidade e medida (...) Comparando os principais problemas técnicos com os temas que dominavam a física desse período, chegamos à conclusão de que esses temas eram determinados principalmente pelas tarefas econômicas e técnicas que interessavam à nascente burguesia.”

(HESSEN, B. “As raízes sociais e econômicas dos Principia de Newton”. Revista de Ensino de Física, v. 6, n. 1, p. 37-55, 1984)


A ideia central de sua tese é que o desenvolvimento científico 

Alternativas
Comentários
  • Explica o desenvolvimento científico com base no materialismo histórico.

  • A questão traz um trecho de uma tese de Boris Hessen sobre o desenvolvimento da ciência, se baseando na necessidade de novos meios de comunicação para que os fatos científicos sejam comprovados com exatidão, e concluiu que esses temas são de interesse da burguesia. O desenvolvimento científico se baseia na informação com fatos cientificamente comprovados. Esse desenvolvimento é completo, coordenado e sustentável baseado nos interesses do ser humano. (Cleide Nébias. Formação dos conceitos científicos e práticas pedagógicas. Scielo, Interface (Botucatu) vol.3 no.4 Botucatu Feb. 1999)

    A ideia central de sua tese sobre o desenvolvimento científico:
    a) surge em oposição ao misticismo reinante na idade média. Sua tese tenta afirmar com fatos científicos, e não coloca uma oposição direta ao misticismo, apesar dessa apresentar seus ideais apoiados em experiências intuitivas. Incorreta.
    b) depende das correntes religiosas que dominam determinada época. Todo desenvolvimento científico, independente da tese apresentada na questão, precisa de fatos que sejam cientificamente comprovados, não se baseando em correntes religiosas. Incorreta.
    c) está atrelado às necessidades sociais geradas pelo momento histórico. Socialmente houve uma necessidade de renovação em tecnologias que pudessem proporcionar melhorias a partir desse momento histórico, principalmente ligado à economia, e que pudessem ser confirmadas com fatos científicos. CORRETA.
    d) está vinculado a grandes cientistas que descobrem leis para explicar a natureza. Esse desenvolvimento não necessita de vínculo com cientistas que descobrem as leis, uma vez que pode ser comprovado com fatos científicos em qualquer época e por cientistas diversos. Incorreta.
    e) ocorre desvinculado do contexto histórico no qual o conhecimento é produzido. A tese afirma que esse desenvolvimento científico ocorre exatamente vinculado ao contexto histórico, pela necessidade de melhorias científicas. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra C.
  • http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/vol06a06.pdf

    É parte do documento onde Boris Hessen ironiza as questões de misticismo e genialidade. Fala das mudanças materiais necessárias para que a ciência se revolucione.