SóProvas


ID
3078817
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O ofício das baianas de acarajé, registrado como Patrimônio Imaterial Brasileiro pelo Iphan é a prática tradicional de produção e venda nos espaços públicos, em tabuleiro, das chamadas comidas de baiana, feitas com azeite de dendê... .

                                                                          (Disponível em: http://portal.iphan.gov.br)


Os aspectos referentes ao ofício das baianas de acarajé e sua ritualização compreendem 

Alternativas
Comentários
  • Um ofício sagrado

    Os elementos essenciais do Registro do Ofício das Baianas de Acarajé compreendem os rituais envolvidos na produção, na arrumação do tabuleiro e na preparação do lugar onde se instalam, os modos de fazer as comidas de baiana; o uso do tabuleiro para vendas de comida; a comercialização informal e o uso das indumentárias própria das baianas como marca distintiva de sua condição social e religiosa. 

    A vestimenta, característica dos ritos do candomblé, é composta por turbantes, panos e colares de conta, também constitui um forte elemento de identificação desse ofício. A descaracterização cultural das roupas que vinha ocorrendo em Salvador motivou, em 2015, um decreto municipal que buscou preservar esse ícone cultural. A Lei determinou o uso da vestimenta típica de acordo com a tradição da cultura afro-brasileira quando do exercício de suas atividades em logradouros públicos. A justificativa era a de que a baiana do acarajé é um conjunto de itens, não se tratando apenas da fritura de um quitute. 

    Fonte Portal Iphan

  • Acabei de ler o Estatuto todo, e errei a questão. Fiquei entre a B e a E

  • pior que é normal Sheila, passo por isso tbm,rs ... uma coisa é certa, uma hora dará certo.. força!

  • Essa sua dúvida foi causada de forma intencional pela banca...

    #Foco