-
GABARITO: LETRA C
Costumes são ações tidas como regras sociais a partir do repetitivo processo de suas práticas. Assim, por serem prolongadamente executadas, transformam-se em obrigações sob o ponto de vista de determinada sociedade.
Em suma, os costumes são atos habituais que, com o passar do tempo, acabam por se tornar prática comum enraizada na cultura social.
Os costumes variam de acordo com as diferentes sociedades e culturas, e podem estar intrinsecamente relacionados com as tradições e rituais particulares de cada povo.
FONTE: SIGNIFICADOS.COM.BR
-
Quando falamos em ética, estamos nos referindo aos bons costumes, bons valores, válidos para todos os seres humanos, como amor, paz, bondade e tolerância, entre outros tantos.
Os costumes variam, assim como valores, passando por transformações de um povo para outro.
-
Só para complementar os demais comentários: os costumes representam também uma das fontes do Direito Administrativo, logo, estão ligados à administração pública.
-
PRONTO... COSTUMES TEM A VER COM A MORAL E NÃO A ÉTICA!
-
Normalmente, os costumes tem a ver com a moral e normas culturais, e a ética tem a ver com a reflexão filosófica sobre determinados costumes. No entanto, tem uma esfera do estudo da ética que se chama deontologia a qual estuda a ética ligada às normas (ética normativa), nessa esfera tem os código de condutas profissionais por exemplo, que dizem o que é ser ético em determinada profissão, mas esse ser ético advém de costumes compartilhados por esses profissionais dessa profissão. Portanto, a questão trata da ética normativa que está ligada aos costumes de algum código de ética
-
É só lembrarmos que muitos usam essa "técnica" para burlar a licitações com aspecto de legalidade. Colocam tantos detalhes e exigências que somente a empresa que o administrador pretende que ganhe preenche os requisitos.
-
Boa análise Jamille
-
Obg pessoal
-
Costumes ➜ moral ➜ temporal
Ex: O racismo, nos antepassados, não era considerado imoral;