A questão em análise exige que tenhamos conhecimentos sobre alguns procedimentos fundamentais da administração de recursos materiais.
De antemão, apresento a questão com as lacunas devidamente preenchidas:
“A atividade almoxarifado visa garantir a fiel guarda dos materiais confiados pela empresa. Já a atividade inventário objetiva garantir plena confiança e exatidão de registros contábeis e físicos. E a atividade recebimento visa garantir o rápido desembaraço dos materiais adquiridos pela empresa".
Agora, vejamos um pouco mais sobre esses fundamentos:
Almoxarifado
A administração de almoxarifados é tida como o conjunto de atividades que visam a fiel guarda dos materiais estocados, objetivando sua preservação e integridade até que seja distribuído aos seus clientes, seja internos ou externos.
Já os almoxarifados são entendidos como o local destinado à guarda e à conservação dos itens de material.
Inventário
Inventário é o instrumento de controle para a verificação dos saldos de estoques nos almoxarifados e depósitos, e dos equipamentos e materiais permanentes, em uso no órgão ou entidade, que permitirá, dentre outros:
Os tipos de Inventários Físicos são:
◼ Anual/periódico;
◼ Inicial;
◼ De transferência de responsabilidade;
◼ De extinção ou transformação;
◼ Eventual.
Recebimento
O recebimento de materiais é tido como uma etapa intermediária entre a compra e o pagamento junto ao fornecedor. João José Viana divide a classificação de materiais em quatro fases, são elas:
1) Entrada de materiais: recepção dos veículos que transportam os materiais, verificação dos dados básicos de entrega e encaminhamento para a área de descarga etc.
2) Conferência quantitativa: verifica se a quantidade declarada pelo fornecedor do material está de acordo ao que foi, de fato, entregue.
3) Conferência qualitativa: verifica se as especificações técnicas do material entregue estão de acordo com o que fora solicitado pelo setor de compras da organização.
4) Regularização: é o resultado lógico e natural das etapas supracitadas, pode ser originada a partir da entrada do material, da devolução total ou parcial, ou ainda, da reclamação ao fornecedor por falta de material.
No recebimento ocorre o desembaraço dos materiais que, logo após, serão destinados às áreas de armazenamento ou ao departamento que efetuou a solicitação.
Após analisarmos os fundamentos apresentados, podemos marcar a alternativa "C" como gabarito.
GABARITO: C
Fontes:
FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.
VIANA, J. J. Administração de Materiais: um Enfoque Prático. São Paulo: Atlas, 2017.