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ID
3080269
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Programação Orientada a Objetos (POO) é um paradigma de programação que tem como base o conceito de objeto, podendo conter dados na forma de campos, códigos e procedimentos, também conhecidos como métodos. Sobre os pilares da POO, relacione as colunas abaixo.


I. Encapsulamento - 1. Os detalhes internos do funcionamento dos métodos de uma classe permaneçam ocultos para os objetos.


II. Polimorfismo - 2. Permite que classes compartilhem atributos e métodos, como molde para novas classes.


III. Herança - 3. Permite que referências de tipos de classes mais abstratas representem o comportamento das classes concretas que referenciam.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Encapsulamento é a técnica que faz com que detalhes internos do funcionamento dos métodos de uma classe permaneçam ocultos para os objetos. Por conta dessa técnica, o conhecimento a respeito da implementação interna da classe é desnecessário do ponto de vista do objeto, uma vez que isso passa a ser responsabilidade dos métodos internos da classe. https://www.devmedia.com.br/conceitos-encapsulamento-programacao-orientada-a-objetos/18702

    Polimorfismo: Na natureza, vemos animais que são capazes de alterar sua forma conforme a necessidade, e é dessa ideia que vem o polimorfismo na orientação a objetos. Como sabemos, os objetos filhos herdam as características e ações de seus “ancestrais”. Entretanto, em alguns casos, é necessário que as ações para um mesmo método seja diferente. Em outras palavras, o polimorfismo consiste na alteração do funcionamento interno de um método herdado de um objeto pai.

    Herança: Para entendermos essa característica, vamos imaginar uma família: a criança, por exemplo, está herdando características de seus pais. Os pais, por sua vez, herdam algo dos avós, o que faz com que a criança também o faça, e assim sucessivamente. Na orientação a objetos, a questão é exatamente assim. O objeto abaixo na hierarquia irá herdar características de todos os objetos acima dele, seus “ancestrais”. https://www.devmedia.com.br/os-4-pilares-da-programacao-orientada-a-objetos/9264