GABARITO: LETRA B
✓ praticar e ser conivente com condutas antiéticas, crimes ou contravenções penais na prestação de serviços profissionais, com base nos princípios deste Código, mesmo que estes sejam praticados por outros/as profissionais.
✓ Segundo o Código de Ética de 1993, o item acima é uma vedação ao profissional e não um dever. Art. 4º É vedado ao/à assistente social: b- praticar e ser conivente com condutas antiéticas, crimes ou contravenções penais na prestação de serviços profissionais, com base nos princípios deste Código, mesmo que estes sejam praticados por outros/as profissionais.
☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
A questão requer conhecimento da Resolução CFESS nº 273 de 1993, que institui o Código de Ética profissional. Nesse documento encontramos os princípios, deveres, direitos e vedações que orientam o trabalho do/a assistente social. Devemos encontrar a alternativa incorreta.
Conforme o Título II, “Art. 3º” - Dos direitos e das responsabilidades gerais do/a assistente social, são deveres do/a assistente social:
a- desempenhar suas atividades profissionais, com eficiência e responsabilidade, observando a legislação em vigor;
b- utilizar seu número de registro no Conselho Regional no exercício da Profissão;
c- abster-se, no exercício da Profissão, de práticas que caracterizem a censura, o cerceamento da liberdade, o policiamento dos comportamentos, denunciando sua ocorrência aos órgãos competentes;
d- participar de programas de socorro à população em situação de calamidade pública, no atendimento e defesa de seus interesses e necessidades.
Analisando as alternativas, temos:
A, C e D – Incorretas. Estão em conformidade com o “Art. 3º” do Código de Ética profissional.
desempenhar suas atividades profissionais, com eficiência e responsabilidade, observando a legislação em vigor.
B – Correta. Praticar e ser conivente com condutas antiéticas, crimes ou contravenções penais na prestação de serviços profissionais, com base nos princípios deste Código, mesmo que estes sejam praticados por outros/as profissionais. De acordo com o “Art. 4º, inciso b”, do Código de Ética profissional de 1993, a alternativa constitui uma vedação ao assistente social.
Gabarito: B