-
ALTERNATIVA - B.
-
Espero que as pessoas que fizeram essa prova tenham caído em cima com recursos, rs.
-
Acredito que esse consenso é um consenso raso.
É algo que vai depender não apenas de cada profissional, mas também dos arranjos grupais que são específicos de cada processo. A heterogeneidade pode ser muito favorável para o aprendizado, apesar de uma maior complexidade em seu manejo.
Acredito que a heterogeneidade pode sim ser um fator disfuncional, mas mencionar que há um consenso é complicado já que não há como provar esta conclusão.
-
"Na pratica clinica, parece ser consensual entre os terapeutas que, em uma grupoterapia analítica com pacientes neuróticos, é desejável que o grupo seja heterogêneo quanto a um certo tipo e grau de patologia, estilo de comunicação e desempenho de papéis, para que se propicie uma maior integração dos indivíduos através de uma complementaridade de suas funções; ao mesmo tempo, é necessário que haja um mínimo de homogeneìdade nos níveis intelectuais e sócio-culturais. Não sendo assim, corre-se o risco de que falte uma possibilidade de entrosamento, ritmo e um idioma comum de comunicação entre os integrantes do grupo, bem como que o membro mais "diferente" seja expulso, ou se auto-expulse devido ao sentimento de marginalização."(Zimmerman, p.132)