SóProvas


ID
3081610
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Serrana - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Psicólogo recebeu a incumbência de realizar um diagnóstico para identificar se um paciente atendido por sua equipe é um psicopata ou apresenta um comportamento antissocial. Um dos elementos que permitem excluir a hipótese de que uma pessoa é psicopata, e aponta antes para um comportamento antissocial, é o fato de que o comportamento antissocial

Alternativas
Comentários
  • Achei que nem usassem mais a terminologia "psicopata"; queria saber de onde tiraram essa afirmação sobre comportamento antissocial.

  • Equívoco Técnico Grave

    CID-10: F60.2

    Transtorno de Personalidade Dissocial

    Não temos essa terminologia "Psicopata" em formalidade.

  • https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/6132/000525387.pdf?sequence=1

    Artigo de referência que não consigo copiar o trecho. Pg 63.

    GAB B

  • A questão requer conhecimentos sobre a diferença entre psicopatia e comportamento antissocial


    A psicopatia, no DSM V, é considerado como "transtorno de personalidade antissocial". Trata-se de “padrão difuso de indiferença e violação dos direitos dos outros, o qual surge na infância ou no início da adolescência e continua na vida adulta."


    Já os comportamentos anti-sociais também referem-se a condutas socialmente inaceitáveis, como roubo, furto, homicídio.


    1. ERRADA

    Os comportamentos anti-sociais geralmente surgem na infância, ou são padrões ou comportamentos desviantes em certas atitudes nos adultos ou de transtornos psiquiátricos. Não se origina da internação.


    1. CERTA

    Determinados comportamentos anti-sociais podem surgir mediante pressão de pessoas ao redor do sujeito, principalmente na adolescência, em rodas de conversa onde o grupo pressiona o sujeito a agir de forma desviante como ritual de entrada no grupo. 


    1. ERRADA

    Nem sempre. É possível acontecer por pressão de grupos (como na alternativa anterior), ou surto neurótico ou psicótico ou outra condição mediante transtorno psiquiátrico.


    1. ERRADA

    A expressão narcisismo maligno não é conhecida cientificamente. Como já visto, as condutas anti-sociais não decorrem, necessariamente, de estruturas originárias.


    1. ERRADA

    Também não ocorre de forma biológica, necessariamente.



    Gabarito da Professora: Letra B.


    Fonte: DSM V