-
Letra D. Segundo Rogers todos temos necessidade de ser amados, validados e considerados. A crança desde pequena vai aprendendo como deve se comportar ou ser para conseguir consideração positiva, inicialmente dos pais. MUitas vezes o indivíduo acaba não sendo autentico, sendo incongruente pra poder receber consideração positiva dos outros.
-
Analise os termos:
(a) integrar à sua personalidade
(b) constituiu sua identidade em uma sociedade patriarcal e machista
(c) mãe suficientemente boa
(d) padrão de comportamento
(e) consideração positiva (ROGERS)
-
-
Letra D. para Humanista. Confunde-se "inadequação" e "consideração positiva" com alguma coisa que lembre a abordagem comportamental. Cuidado...
Em perspectiva comportamental, ela tem o aversivo (agressões), mas também algum reforço que lhe compensa alguma necessidade (afetiva/econômica/social/fisiológica/etc.) que a faz ficar nesse relacionamento. Trabalhar isso em psicoterapia comportamental, será de grande importância ampliar o repertório dessa mulher para que ela ganhe auto confiança e recursos para melhor controlar esse relacionamento, conseguindo assim evitar e até extinguir comportamentos aversivos (agressões) do marido através de uma modelagem nessa relação com o ele, com o objetivo de obter respostas mais saudáveis e, esgotadas as investidas, até conseguir sair desse relacionamento (fuga), em último caso, para buscar futuramente relacionamentos mais saudáveis (mais reforçadores e menos aversivos).
-
Muito boa essa questão da VUNESP
-
Gabarito da Banca E se ela reconhece a inadequação de seu relacionamento, ela coloca em risco sua única via para receber consideração positiva.