A questão solicita conhecimentos do Código de Ética de 1993 e da Lei de Regulamentação profissional nº 8.662/93.
Ao analisar as alternativas, temos:
A – Correta. Prevalecer-se de cargo de chefia para atos discriminatórios e de abuso de autoridade. De acordo com o “Art. 11º, alínea b”, do Código de Ética de 1993, a alternativa constitui uma vedação do/a assistente social nas relações com assistentes sociais e outros/as profissionais.
B – Incorreta. Aproveitar-se de situações decorrentes da relação assistente social-usuário/a, para obter vantagens pessoais ou para terceiros. De acordo com o “Art. 6º, alínea b”, do Código de Ética de 1993, a alternativa constitui uma vedação ao assistente social nas relações com os/as usuários/as.
C – Incorreta. Bloquear o acesso aos serviços oferecidos pelas instituições, através de atitudes que venham coagir e/ou desrespeitar aqueles que buscam o atendimento de seus direitos. De acordo com o “Art. 6º, alínea c”, do Código de Ética de 1993, a alternativa constitui uma vedação ao assistente social nas relações com os/as usuários/as.
D – Incorreta. Usar ou permitir o tráfico de influência para obtenção de emprego, desrespeitando concurso ou processos seletivos. De acordo com o “Art. 9º, alínea b”, do Código de Ética de 1993, a alternativa constitui uma vedação ao assistente social nas relações com as instituições empregadoras e outras.
E – Incorreta. Utilizar recursos institucionais (pessoal e/ou financeiro) para fins partidários, eleitorais e clientelistas. De acordo com o “Art. 9º, alínea c”, do Código de Ética de 1993, a alternativa constitui uma vedação ao assistente social nas relações com as instituições empregadoras e outras.
Gabarito: A