GABARITO: LETRA C
? Tanto há demandas explícitas para esse trabalho para os(as) assistentes sociais; como também os(as) assistentes sociais, notadamente os(as) envolvidos(as) na docência, vêm buscando espaços de assessoria. Em ambos, o que está em cena é a capacidade intelectiva que os(as) assistentes sociais vêm tendo. Os que requisitam os profissionais de Serviço Social para assessoria/consultoria vêem neste sujeito uma capacidade de conhecimentos a serem disponibilizados, em geral sobre políticas sociais e na área de mobilização social. E os profissionais de Serviço Social que buscam a assessoria/consultoria, identificam esse espaço como propício para a efetivação do atual projeto de formação profissional do assistente social ou como uma alternativa de trabalho.
? Fonte: http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/ZK2736DP7w8MI96Qb63f.pdf
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?
A) Essa é uma temática emergente no interior da profissão que não se liga à variável da conjuntura, mas exclusivamente à capacidade de resposta dos/as profissionais que fazem a emersão do conjunto de demandas que serão trabalhadas na assessoria, consultoria, auditoria e supervisão. INCORRETA.
B) A temática assessoria/consultoria no Serviço Social na atualidade não se efetiva se houver uma ressonância da demanda na realidade, ou seja, se houver capacidade de se perceber uma demanda em potencial e provocá-la para que esta se efetive. INCORRETA.
C) Os que requisitam os/as profissionais de Serviço Social para assessoria/consultoria veem neste sujeito uma capacidade de conhecimentos a serem disponibilizados, em geral sobre políticas sociais e na área de mobilização social. CORRETA.
D) Os/as profissionais de Serviço Social buscam a assessoria/consultoria, na sua totalidade, por não identificarem outros espaços como propícios para a efetivação do atual projeto de formação profissional. INCORRETA.
E) A recorrência ao tema assessoria/consultoria no Serviço Social é recente e remonta especialmente o início dos governos de esquerda no país. INCORRETA.