SóProvas


ID
3082333
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Uma das tendências mais recentes que está movimentando pequenos produtores rurais da região Sul do Brasil é a introdução do Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH), técnica em desenvolvimento pela Epagri-SC e que já se ramifica em unidade experimentais pelo Estado do Rio Grande do Sul. Tomando como base Fayad et al. (2018), analise as assertivas abaixo referentes à prática do SPDH, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Promoção do conforto da planta a ser orientada pela minimização dos estresses nutricionais, de salinidade, disponibilidade de água, temperatura, luminosidade, ph e de velocidade de difusão do oxigênio.

( ) Poda em cucurbitáceas, verticalização do sistema de condução no tomate e uso de indutores de resistência e da calda bordalesa são algumas práticas modernas que permitem novos arranjos espaciais de plantas no novo modelo de produção.

( ) Uso de rotação de culturas e de adubos verdes, evoluindo para a rotação com animais, permite uma melhor exploração e equilíbrio do SPDH.

( ) Adição de fitomassa acima de 10 toneladas de massa seca por hectare e por ano aliado ao plano de rotação e revolvimento do solo restrito às linhas de plantio têm sido o limitador para o desenvolvimento em escala do SPDH.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • •A promoção do conforto das plantas utilizando arranjos espaciais associados à arquitetura do sistema radicular, ao tamanho da planta e à quantidade de frutos, conforme as necessidades de cada cultura, como a exemplo da poda em cucurbitáceas e verticalização do sistema de condução no tomate; ao uso de indutores de resistência e da calda bordalesa 0,3%, entre outros;

    • Rotação de culturas e de adubos verdes (cultivados e espontâneos), evoluindo para a rotação com animais manejados no sistema PRV, caracterizando um sistema de integração lavoura-pecuária;

    Adição superior a 10 toneladas de fitomassa (massa seca) por hectare e por ano nos planos de rotação 

    • Revolvimento do solo restrito às linhas de plantio ou berços de semeadura;

    Fonte: http://publicacoes.epagri.sc.gov.br/index.php/BD/issue/download/71/89

  • muito bom

  • "Poda em cucurbitáceas, verticalização do sistema de condução no tomate e uso de indutores de resistência e da calda bordalesa são algumas práticas modernas que permitem novos arranjos espaciais de plantas no novo modelo de produção."

    Permitem novos arranjos espaciais de plantas no novo modelo de produção: Ok

    São algumas práticas modernas: não tem nada de moderno nessas práticas!