SóProvas


ID
3084565
Banca
NUCEPE
Órgão
FMS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Marque a sequência CORRETA.


I – Documento onde se registra de maneira clara e resumida as ocorrências de uma reunião de pessoas, com fim determinado.

II – Correspondência que trata de assuntos oficiais e é expedida exclusivamente por Ministros de Estado para autoridades da mesma hierarquia na administração pública.

III – Comunicação interna de caráter administrativo ou de exposição de ideias com órgãos que estão no mesmo nível ou em nível diferente.


As definições acima pertencem, respectivamente, a(o):

Alternativas
Comentários
  • Explicarei o porquê do gabarito e depois direi por que acho que tal questão é passível de anulação:

    SEGUNDO O MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA:

    ATA É o documento de valor jurídico, que consiste no resumo fiel dos fatos, ocorrências e decisões de sessões, reuniões ou assembleias, realizadas por comissões, conselhos, congregações, ou outras entidades semelhantes, de acordo com uma pauta, ou ordem-do-dia, previamente divulgada. É geralmente lavrada em livro próprio, autenticada, com as páginas rubricadas pela mesma autoridade que redige os termos de abertura e de encerramento.

    De acordo com a terceira edição do manual de redação os termos "Aviso", "Memorando" e "Ofício" que antes se diferenciaram pela finalidade agora são unicamente designadas de ofício. (Decreto 9.758/2019). A definição do números II e III peguei da edição anterior do manual (2ª edição).

    Trecho extraído do manual explicando a mudança:

    "Até a segunda edição deste Manual, havia três tipos de expedientes que se diferenciavam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o objetivo de uniformizá-los, deve-se adotar nomenclatura e diagramação únicas, que sigam o que chamamos de padrão ofício. A distinção básica anterior entre os três era:

    a) aviso: era expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia;

    b) ofício: era expedido para e pelas demais autoridades; e

    c) memorando: era expedido entre unidades administrativas de um mesmo órgão.

    Atenção:Nesta nova edição ficou abolida aquela distinção e passou-se a utilizar o termo ofício nas três hipóteses.

    Gabartito Letra C)

    Só isso por agora amigos, bons estudos e não desistam :)

  • GABARITO: LETRA C

    Ata

    É o instrumento utilizado para o registro expositivo dos fatos e deliberações ocorridos em uma reunião, sessão ou assembleia. Estrutura:

    - Título - ATA. Em se tratando de atas elaboradas sequencialmente, indicar o respectivo número da reunião ou sessão, em caixa-alta.

    - Texto, incluindo: Preâmbulo - registro da situação espacial e temporal e participantes; Registro dos assuntos abordados e de suas decisões, com indicação das personalidades envolvidas, se for o caso;

    Fecho - termo de encerramento com indicação, se necessário, do redator, do horário de encerramento, de convocação de nova reunião etc.

    A ATA será assinada e/ou rubricada por todos os presentes à reunião ou apenas pelo presidente e relator, dependendo das exigências regimentais do órgão.

    A fim de se evitarem rasuras nas atas manuscritas, deve-se, em caso de erro, utilizar o termo “digo”, seguido da informação correta a ser registrada. No caso de omissão de informações ou de erros constatados após a redação, usa-se a expressão “Em tempo” ao final da ATA, com o registro das informações corretas.

    FONTE: MAX EDUCA

  • Se o edital saiu antes da mudança ocorrida no Manual, e constava expressamente no edital que seria cobrado o que estava vigente até a data de sua publicação (como ocorre na maioria dos editais), não há que se anular nada.

  • Agora não tem mais segundo o novo Manual . Antes : quem avisa ministro é .

  • Questão DESATUALIZADA.

    A partir do Novo Manuel, o correto é: OFÍCIO, OFÍCIO e OFÍCIO.