-
Gab - B
-
Gabrito letra B para os não assinantes.
►Lei 8.159/91 - Art. 7º - Os arquivos públicos são os conjuntos de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias.
§ 1º - São também públicos os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por instituições de caráter público, por entidades privadas encarregadas da gestão de serviços públicos no exercício de suas atividades.
►Arquivo Setorial: São aqueles que cumprem função de arquivo corrente e, por esta razão, devem ser guardados próximos aos órgãos operacionais e por isso costumam ser descentralizados.
►Arquivo Especial: aquele que tem sob sua guarda documentos de formatos físicos diversos. Em um mesmo local você pode ter CD ROM, disquete, discos, fitas, microformas (microfilme), slides etc.
-
Gabarito: B
-
III.
Não confundir arquivo especial e arquivo especializado.
Arquivo especial => tem sob sua guarda documentos de formas físicas diversas; tratamento especial.
Arquivo especializado => documentos resultantes da experiência humana num campo específico.
-
Gabarito LETRA B
Classificação quanto à extensão de sua atuação:
a) Setorial = instalado no setor especifico que utiliza os documentos correntes
b) Central = localizado fora do local de trabalho
-
Acertei por desconfiar do papo de instituições filantrópicas...
-
Quanto à entidade que o mantém:
Arquivos públicos são aqueles mantidos pelos órgãos públicos em todas as suas esferas (federal, estadual e municipal) e em todos os poderes (executivo, legislativo e judiciário). São ainda considerados arquivos públicos aqueles mantidos por entidades privadas encarregadas da gestão de serviços públicos.
Quanto à extensão de sua localização:
Arquivos setoriais são os instalados nos próprios setores que utilizam os documentos no dia-a-dia. Cumpre as funções de um arquivo corrente e tem sua origem em um determinado setor da instituição.
Quanto à natureza dos documentos que guarda:
Arquivos especiais são aqueles que mantêm sob sua guarda documentos de formas físicas diferenciadas e que, por isso, requerem medidas especiais quanto ao seu armazenamento, guarda e conservação. Em resumo, são aqueles arquivos que guardam documentos que, se não forem conservados de maneira especial, terão sua conservação seriamente comprometida em virtude de suas características físicas.
-
GABARITO: LETRA B
Extensão de sua atuação:
– Arquivos gerais ou centrais
Centraliza as atividades de um arquivo corrente.
– Arquivos setoriais
Descentraliza as atividades do arquivo corrente - junto aos órgãos operacionais
Natureza dos documentos:
– Especial
Aquele que tem sob sua guarda documentos em diversos suportes diferentes, formas físicas diversas: fotografias, discos, fitas, clichês, microformas, slides e que por esta razão merece tratamento especial não apenas no que se refere ao seu armazenamento, como também ao registro, acondicionamento, controle, conservação, etc.
FONTE: QCONCURSOS.