SóProvas


ID
3086110
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O tipo de armazenamento mais simples, se comparado aos demais modelos existentes, aplicado quando os itens a serem estocados têm um tamanho menor e também um peso inferior, desta forma sendo indicado para cargas leves, é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    Estante (ou prateleira) é um sistema estático para a estocagem de itens de peso, dimensão e volume pequeno, adequadas para armazenar itens leves, manuseáveis sem a ajuda de qualquer equipamento.

    Podem ter acessórios, como divisores, retentores, gavetas e painéis laterais e de fundo. De aço ou de madeira, não são robustas como os racks, sua altura é limitada de modo a poder atingir os espaços mais altos sem o uso de dispositivos. Possibilita a montagem de mais de um nível, com pisos intermediários.

    Loreni T. Brandalise

  • 1 – pallet dinâmico (Estrutura Dinâmica - por gravidade): A estrutura Dinâmica (por gravidade) possui rotação automática de estoques, permitindo a utilização do sistema FIFO, pois o palete é colocado em uma das extremidades do túnel e desliza até a outra por uma pista de roletes com redutores de velocidade, para manter o palete em uma velocidade constante.

    Permite grande concentração de carga, pois necessita de dois corredores apenas, sendo um para abastecimento e outro para retirada do palete. É usada para estocagem de produtos alimentícios, com controle de validade, e cargas paletizadas.

    Neste sistema, o palete é colocado pela empilhadeira num trilho inclinado com roletes e desliza até a outra extremidade, onde existe um dispositivo para contenção do mesmo. É uma estrutura das mais caras, mas muito utilizada na indústria de alimentos, para atender aos prazos de validade dos produtos perecíveis.

    2 – pallet cantileverA estrutura tipo Cantilever permite boa seletividade e velocidade de armazenagem e é indicada para armazenar, pela lateral, peças de grande comprimento como: madeiras, barras, tubos, trefilados, perfis e pranchas. É uma estrutura de valor alto, composta por colunas centrais e braços em balanço, cuja altura é regulável, para suporte das cargas, formando uma espécie de árvore metálica. Os cavaletes são interligados por distanciadores e os materiais são armazenados por empilhadeira lateral.

    3 -  Flow Rack: é um sistema eficiente de armazenagem manual de caixas e embalagens que permite a chamada operação FIFO (First In – First Out) estrutura em forma de fila, que ajuda na organização de pequenos volumes. ... Seus planos são reguláveis pela necessidade de altura operacional e de armazenagem de caixas.

    4 -  Pushback: é o procedimento pelo qual um avião é rebocado desde a porta de embarque, até à taxiway. Este processo é efetuado por um veículo, comumente designado por trator de reboque, que é ligado ao avião por uma barra.

    5 - Carrossel: Os sistemas tipo carrossel são criados a partir de estantes, formadas com prateleiras que deslizam horizontalmente até as áreas de trabalho. Ele é utilizado em empresas de ramos variados e permite armazenar uma série de produtos que podem variar entre caixas, pneus e roupas, entre vários outros. A principal vantagem do carrossel é que ele é fácil de ser instalado. Além disso, permite a  por meio da substituição de máquinas e equipamentos utilizados no transporte desses materiais.

  • Gab. Letra A

    Só pra esclarecer o que significa o sistema WMS....

    WMS – Sistema de gerenciamento de armazém, em inglês Warehouse Management System é um sistema que integra processos, desde o recebimento de mercadorias, endereçamento e armazenamento, até a expedição e abastecimento da linha de produção.

  • Gabarito letra A.

    Push back em armazenamento não é o que o colega escreveu. Push back aqui é o método composto por estantes de armazenamento de mercadorias paletizados, ordenado na sistemática LIFO, ou seja, o último produto a ser depositado é o primeiro a sair.

  • Questão retirada do site: https://guardemais.com.br/sistemas-de-armazenagem-conheca-os-principais-tipos-e-como-funcionam/

    Gabarito: a) estante.

    Porta Pallets - É muito comum nos casos em que o armazém recebe cargas paletizadas, ou seja, quando os itens armazenados vêm em pallets. O sistema é muito eficiente do ponto de vista organizacional pois os pallets podem ser alocados inteiros em estantes de metal, possibilitando a separação da mercadoria a vários níveis diferentes, seja horizontalmente ou verticalmente..

    Tipos de porta pallets:

    b) Dinâmico - É ótimo para armazenamento de produtos perecíveis, pois através da rolagem de roletes e uma leve inclinação, os pallets podem ser retirados á qualquer momento.

    c) Push Back - Permite a fácil instalação de 4 estantes (pallets) em profundidade por nível. É prático e fácil para pequenos lotes e baixa rotatividade.

    d) Cantilever - O Sistema de Armazenagem do tipo Cantilever é o ideal para o armazenamento não paletizados de materiais de grande comprimento, sendo estes, geralmente, em formato tubular e/ou em barra. Permite fácil acesso para colocação e retirada dos materiais estocados, sendo, ainda, uma estrutura completamente desmontável.

    a) Estantes - As estantes são um tipo de armazenamento mais simples se comparado aos modelos anteriores, e sua melhor utilização é quando os itens a serem estocados tem um tamanho menor e também um peso inferior se comparado aos produtos que são carregados em porta pallets, por isso é indicado para cargas leves.

    Tipos de estantes:

    Flow-rack - Utilizadas para o armazenamento do estoque em formato de caixas. Sua estrutura é feita de metal, e as prateleiras são inclinadas para que as caixas deslizem até o final. A vantagem neste tipo de utilização é que sempre há um item na estação de trabalho, e fica bem visível quando é necessário repor o estoque.

    Carrossel - Neste sistema de armazenagem as estantes podem deslizar horizontalmente até o posto onde a carga será carregada, é um sistema muito utilizado por indústrias variadas, permitindo o manuseio rápido e eficiente dos itens estocados não sendo necessária a utilização de maquinário como as empilhadeiras, pois os itens são leves e podem ser manuseados manualmente.

    e) Sistema WMS - É o modelo mais utilizado pelas indústrias modernas, pois com ele é possível ter um maior controle sobre aquilo que entra e aquilo que sai, através do cadastro dos itens estocados em seu armazém. O cadastro dos itens é feito por meio de etiquetas e códigos de barras e a gestão por meio de um software que auxilia muito o armazém na hora do controle do estoque, seja a nível de recepção de mercadorias, saídas de produtos e no controle do espaço disponível na hora de realizar compras e alocar mais espaço.