SóProvas


ID
3086125
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Há um tipo específico de estoque que necessita de um tempo de produção suficientemente longo para que seja classificado como tal. A grande maioria das empresas industriais não necessitam tê-los em seus estoques, uma vez que o processo de produção é rápido e os estoques se transformam diretamente de matérias-primas em produtos acabados. Esses estoques são os

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C - produtos em processo.

  • classificação :

    Matérias-primas ou insumo - material inicial

    Fabricação ou em processo - produtos em processo de longa duração

    Consumo geral - diversas areas da empresa utilizam

  • Achei essa questão meio confusa.

  • Gab. C - produtos em processo.

  • Se o produto demora muito tempo para ficar pronto, precisamos armazená-lo de acordo com seus estágios. Se o produto fica pronto rapidamente não é necessário ter um estoque de produtos em processo, pq eles "pulam" da matéria prima para o produto acabado, sem necessidade de ficar um longo tempo parado aguardando ficar pronto. Um exemplo são as fabricacoes de perfumes, aonde é necessário 10 dias de maturação até que fiquem prontos.
  • Questão capciosa. Começa falando do que realmente quer e dps nos força a focar em algo totalmente oposto.

  • Classificação por tipo de demanda 

    Divide os materiais em : Materiais de Estoque e Materiais de Não estoque . Leva em conta a demanda da empresa e dos materiais que são consumidos rotineiramente

    Classificação quanto a Aplicação :

    Divide os materiais em Matérias-primas (São os insumos empregados na produção da empresa);Materiais em processamento(São os materiais que estão sendo utilizados na elaboração do produto final da empresa. Ex:São os resistores empregados na placa de uma televisão); Materiais semi-acabados (São os materiais parcialmente acabados cujo processamento esteja em um estágio intermediário de acabamento.Ex: Seriam os pneus de automóveis);Materiais acabados (Que esperam ser anexados ao produto final); Produtos Acabados (Já podem ser vendidos para os clientes); e Materiais Auxiliares e de manutenção(Materiais não utilizados no processo de produção.Ex: Materiais de limpeza)

    Classificação quanto à perecibilidade:

    Divide os materiais em perecíveis e não perecíveis

    Classificação quanto à Periculosidade:

    Divide os materiais em perigosos e não perigosos

    Classificação Pela Possibilidade de Fazer ou Comprar:

    Divide os materiais em pela possibilidade de Fazer Internamente , Comprar , Decidir por Fazer ou Comprar , Recondicionar

    Classificação pelo Valor de Consumo(ABC):

    Divide os materiais em Classe A ( Materiais com Grande Consumo Anual e alto investimento); 

    Classe B ( Materiais com consumo anual médio e investimento razoável ) ;

    Classe C (Materiais com baixo consumo anual e baixo investimento)

    Classificação XYZ :Divide os materiais em e de acordo com a criticidade 

    Materiais X ( Não muito importantea para a operação da empresa e que podem ser adquiridos facilmente)

    Materiais Y (Importância média , com ou sem similar na empresa )

    Materiais Z (Materiais vitais para a operação da empresa)

    Classificação em Materiais Críticos:

     Divide os Materiais Os materiais podem ser considerados críticos por diversos fatores não só pelo valor .Um material pode ser considerado assim por ser importado, por exemplo

    Classificação em Material Permanente e Material de Consumo:

    Divide os materiais em Materiais Permanentes e de Consumo ( Aquele que apresenta durabilidade maior do que Dois anos e Aquele que apresenta durabilidade limitada a dois anos , respectivamente )

    Um resumo feito

    RODRIGO RENNÓ

  • Não entendi nada.

  • Lógica da questão: Para que teremos um estoque para armazenar produtos em processamento se a própria questão diz que a matéria prima rapidamente se transforma no produto acabado?

  • A- Produtos de Conveniência: são aqueles que o consumidor necessita e gasta pouco tempo e esforço para adquiri-los. São freqüentemente adquiridos, não custam muito e sua compra é quase um hábito. Ex. cigarros, chocolates, etc.

    B- Produtos de Compra Comparada: demandam reflexão por parte do consumidor. ... São comprados com menos frequência e demandam uma série de escolhas por parte do consumidor como qualidade, preço, modelo, cor, estilo etc. Exemplos: Apartamentos, Automóveis.

    C- Produtos em processo, em elaboração ou semi-acabados: estoque de material em processo diz respeito a itens de terceiros ou itens internos que estão sendo processados, mas que ainda não é um produto acabado. O termo estoque diferencia o material em progresso do estoque de material em processo. O último identifica o lato de que os materiais permanecem ociosos, como estoque, não sendo agregado nenhum valor. (gabarito)

    D- Componentes:constitui ou participa da constituição de algo; formante; (partes de um todo)

    E- Insumos: são o conjunto dos fatores de produção que são diretamente combinados para gerar um bem ou serviço. Como indica essa definição, as matérias-primas são consideradas insumos. No entanto, o significado de insumo não é igual ao de matéria-prima. A diferença é que o conceito de insumo engloba outros elementos também essenciais para a produção. Matérias-primas são os materiais que formam um produto. Entre os insumos, podem ser incluídos o maquinário, a mão-de-obra, fontes energéticas, ou seja, tudo que for necessário a produzir o bem ou a um serviço.

    Fontes:

    portogente.com.br/portopedia

    https://www.dicionariofinanceiro.com

  • a) Produtos de conveniência: São aqueles que o consumidor necessita e gasta pouco tempo e esforço para adquiri-los. Frequentemente adquiridos, não custam muito e sua compra é quase um hábito. Exemplo: jornais, cigarros, etc.

    b) Produtos de compra comparada: São produtos que demandam reflexão por parte do consumidor. Normalmente tem um custo maior. São comprados com menos frequência e demandam uma série de escolhas por parte do consumidor como qualidade, preço, modelo, cor, estilo etc.

    c) Produtos em processo (gabarito) - Os produtos em processo necessitam de tempo de produção suficientemente longo para que seja necessário esse registro. Grande parte das empresas industriais não necessita ter em seus estoques os produtos em processo, uma vez que o processo de produção é rápido e os estoques se transformam diretamente de matérias-primas e componentes em produtos acabados. Já outras empresas, como fabricantes de aviões, navios, obrigatoriamente mantêm estoques de produtos em processo, pois o ciclo de produtos é mais demorado.

    d) Componentes - Componentes fazem parte do produto final e a eles são agregados durante o processo de produção. São de grande importância e sua falta ocasiona perdas financeiras.

    e) Insumos - Insumos são os bens e os produtos utilizados no processo produtivo, mas não fazem parte do produto final. São de pouca liquidez, mas também são imprescindíveis no processo produtivo.

    Fonte: https://www.cpt.com.br/cursos-gestaoempresarial/artigos/administracao-de-empresas-tipos-de-estoques-de-produtos-prontos

  • GABARITO: LETRA C

    Produto em processo/intermediários: o estoque de produtos em processo engloba os materiais que estão sendo usado no processo fabril. Em geral são produtos parcialmente acabados que estão em algum estágio intermediário de produção.

    FONTE: QC