SóProvas


ID
308626
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação à instalação, à configuração e ao suporte de
aplicativos, julgue o item a seguir.

O BrOffice.org possui código fechado, assim como o Microsoft Office, embora seja considerado software livre.

Alternativas
Comentários
  • Microsoft Oficce que é fechado, enquanto o Broffice é aberto, totalmente errada a questao
  • Se é livre, quer dizer que o código é aberto. O fato de ser livre não está associado necessariamente com ele ser de graça.

    Bons estudos!!!!
  • Software livre (free software) Para estar nesta condição, o software precisa ter características atreladas a aspectos de liberdade. Quando falamos deste aspecto, tratamos da liberdade que o usuário tem para não só utilizar, mas também copiar, distribuir, modificar, estudar o código-fonte ou até modificá-lo.
    Software gratuito (freeware) Programa que você pode utilizar sem pagar. Perceba, com isso, que um software pode ser gratuito e livre, por outro lado, pode ser também gratuito e fechado. Um software nesta condição é restrito, isto é, somente o autor ou a entidade que o desenvolve tem acesso ao código-fonte, portanto você não pode alterá-lo ou simplesmente estudá-lo, somente usá-lo da forma como foi disponibilizado. Muitas vezes, há limitações também em sua distribuição. Neste ponto, você já consegue perceber que software livre e software gratuito não são a mesma coisa.   Todo software livre é gratuito? Softwares livres nestas condições geralmente não requerem pagamento, mas isso não é regra: um programa pode ser livre, mas não necessariamente gratuito. Uma pessoa pode pagar para receber um software livre ou cobrar para distribuir um programa nesta condição, por exemplo, desde que esta ação não entre em conflito com as liberdades apontadas pela Free Software Foundation.   Código Aberto (Open Source) Genericamente trata-se de software que respeita as quatro liberdades definidas pela Free Software Foundation. Qualquer licença de software livre é também uma licença de código aberto (Open Source), a diferença entre as duas nomenclaturas reside essencialmente na sua apresentação. Enquanto a FSF usa o termo "Software Livre" envolta de um discurso baseado em questões éticas, direitos e liberdade, a OSI usa o termo "Código Aberto" sob um ponto de vista puramente técnico, evitando (propositadamente) questões éticas. 
    Código Fechado Software proprietário ou não livre é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida restritos pelo seu criador ou distribuidor. A expressão foi cunhada em oposição ao conceito de software livre. O termo "proprietário" é uma tradução equivocada do inglês "proprietary", que tem o sentido de "pertencente a um proprietário", "particular", "registrado". Aplicando-se o termo a software, a tradução mais apropriada talvez seria "patenteado". Normalmente, a fim de que se possa utilizar, copiar, ter acesso ao código-fonte ou redistribuir, deve-se solicitar permissão ao proprietário, ou pagar para poder fazê-lo: será necessário, portanto, adquirir uma licença, tradicionalmente onerosa, para cada uma destas ações.   BrOffice possui código aberto (open sourse), é um software livre e gratuito. Microsoft Office possui código fechado e não é um software livre nem gratuito.   Gabarito: ERRADO
  • ERRADA

    O projeto BRoffice estabelece as facilidades necessárias para fazer esta tecnologia de código aberto disponível para as comunidades de desenvolvedores por todo o mundo, estando disponível ao público pela internet em diversos formatos. O site do projeto (www.broffice.org) disponibiliza fóruns para comunicação direta de discussões entre os desenvolvedores. Além disso, o site do projeto foi construído para prover um centro de informações completo e abrangente, reunindo todos os aspectos do projeto e sua tecnologia.

    FONTE:  http://softwarelivre.org/mslguarulhos/software-livre-o-que-e-broffice

  • Meu sonho o  Microsoft Office ser LIVRE!

  • Gabarito: ERRADO

    BrOffice possui código aberto (open sourse), é um software livre e gratuito

    Microsoft Office possui código fechado e não é um software livre nem gratuito


    Fonte: Projeto Caveira Simulados

  • Quais são as diferenças entre software livre (Free Software) e software proprietário, e o que é, você sabe? Primeiro vamos explicar o que é Software.

    Software é a parte lógica do computador (programas), composto por instruções e dados processados pela parte física, o hardware.

    Software livre (Free Software)

    É o tipo de software disponibilizado para ser usado, copiado, modificado e redistribuído livremente. Podendo ser pago ou gratuito, todavia, apresentando-se com o código-fonte disponível para modificações posteriores.

    Alguns softwares livres e gratuitos: Navegadores Google Chrome e Mozila Firefox, Sistema Operacional Linux, BR Office

  • Gabarito: Errado.

    CATEGORIAS DE SOFTWARE

    Freeware Totalmente gratuito Não tem código fonte liberado para programação.

    Shareware Possui algumas limitações quanto ao acesso ou tempo de uso Após o bloqueio, o usuário deve pagar.

    Open Source Totalmente gratuito Possui código fonte liberado para programação.

    Adware Usuário deve pagar para não aparecer propagandas.

  • Errado!

    BrOffice possui código aberto, é um software livre.