SóProvas


ID
3087034
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Orlândia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A respeito dos aspectos normativos da auditoria interna, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • NBC TI 01 – DA AUDITORIA INTERNA 

    12.1.1.2 – A Auditoria Interna é exercida nas pessoas jurídicas de direito público, interno ou externo, e de direito privado.

    GAB. D

  • Alguém explica o erro da B?

  • O planejamento deve considerar os fatores relevantes na execução dos trabalhos, especialmente os seguintes:

    a) o conhecimento detalhado da política e dos instrumentos de gestão de riscos da entidade;

    Portal CFC

  • A) O relatório é o documento pelo qual a Auditoria Interna apresenta o resultado dos seus trabalhos, devendo ser redigido com objetividade e imparcialidade, de forma a expressar, claramente, suas conclusões, recomendações e providências a serem tomadas pela administração da entidade. 

    B) – O planejamento deve considerar os fatores relevantes na execução dos trabalhos, especialmente os seguintes: a) o conhecimento detalhado da política e dos instrumentos de gestão de riscos da entidade; 

    C)  A Auditoria Interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho.

    D) CORRETO

    E) Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. Na sua aplicação, devem ser considerados os seguintes procedimentos: a) inspeção – verificação de registros, documentos e ativos tangíveis; b) observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução; e c) investigação e confirmação – obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade. 

  • A- Errado. Emitir parecer sobre o Balanço é objetivo da auditoria externa.

    B – Errado. Deve conhecer em detalhes a política e os instrumentos de gestão de riscos.

    C – Errado. Isso cabe à Administração e governança da entidade. A auditoria poderia recomendar a adoção de certas medidas, mas não participar da implementação das medidas para não perder a independência

    D – Certo.Qualquer entidade poderá implantar Auditoria interna. Isso é uma avaliação da Administração da entidade, especialmente quanto ao custo x benefício. Não há proibição de implantação em qualquer entidade: seja “grande”, “pequena”, sem fins lucrativos, pública ou privada.

    E – Errado. Inspeção é examinar Ativos e registros/documentos

  • Para solucionar a questão o candidato deve ter conhecimento da NBC TI 01 – Da Auditoria Interna, do Conselho Federal de Contabilidade.

    Vejamos as alternativas:

    A) A Auditoria Interna compreende, além da emissão do parecer de auditoria sobre balanço, o apoio necessário à aplicação de procedimentos de governança corporativa.

    Errada. A auditoria interna não fornece apoio à aplicação de procedimentos de governança corporativa e sim recomendações e providências a serem tomadas pela administração da entidade.

    B) O planejamento dos trabalhos de auditoria interna deve considerar os fatores relevantes na execução dos trabalhos, especialmente o conhecimento macro da política e dos instrumentos de gestão de riscos da entidade, além das operações.

    Errada. O conhecimento não deve ser macro e sim, detalhado da política e dos instrumentos de gestão de riscos da entidade.

    C) A Auditoria Interna deve orientar a administração da entidade quanto à contratação de especialistas na prevenção de fraudes e erros.

    Errada. A auditoria interna não orienta sobre a contratação de especialistas e sim, assessora a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros.

    D) A Auditoria Interna é exercida nas pessoas jurídicas de direito público, interno ou externo, e de direito privado.

    Certa. Conforme prescrito no item 12.1.1.2 da referida norma.

    E) Testes de inspeção significam, na auditoria interna, obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade.

    Errada. A afirmativa não se refere aos testes de inspeção, e sim aos testes de observância (investigação e confirmação).

     
    Gabarito do Professor: Letra D.