SóProvas


ID
3090448
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Não definido

E é esse programa inicial que funda o pensamento e a prática das “vanguardas” dos anos 1920: suprimir a arte enquanto atividade separada, devolvê-la ao trabalho, isto é, à vida que elabora seu próprio sentido.


(Adaptado de: RANCIÈRE, Jaques. A partilha do sensível: estética e política)


Considerando o excerto acima, são exemplos de vanguardas dos anos 1920:

Alternativas
Comentários
  • O século XX é marcado por profundas mudanças históricas, as quais afetaram drasticamente o comportamento político-social do nosso tempo. Foi onde acentuaram-se as diferenças entre a alta burguesia e o proletariado, dando maior força ao capitalismo e fazendo surgir os primeiros movimentos sindicais, como algumas das consequências do Pós Guerra. Mediante todo o acúmulo de acontecimentos pertencentes à esse período de contradições e complexidades é possível encontrar um terreno farto para a criação de novos conceitos no campo das artes. Assim, os movimentos e as tendências artísticas expressam, de um modo ou de outro, a perplexidade do homem contemporâneo.

    Dentre as diversas escolas artísticas de Vanguarda, destacamos o Expressionismo, o Fauvismo, o Cubismo, o Futurismo, o Abstracionismo, o Dadaísmo e o Surrealismo.