SóProvas


ID
3091144
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A lei estabelece a obrigatoriedade de meia entrada para estudantes nos cinemas. É de se supor que, sem a existência da lei, esse benefício não existiria, caso contrário não haveria necessidade dessa lei. Considerando que a demanda dos estudantes por entradas de cinema é mais elástica do que a demanda dos não estudantes, a cobrança de preços menores para os estudantes

Alternativas
Comentários
  • É necessário termos conhecimento a respeito da elasticidade preço da demanda (visto que a qeustão menciona a demanda dos estudantes em relação ao preço nos cinemas)

    Demanda Elástica: Uma pequena variação do preço interfere muito na quantidade demandada.

    Demanda Inelástica: Variações do preço não interferem muito na quantidade demandada.

    -

    A questão fala que "a demanda dos estudantes por entradas de cinema é mais elástica do que a demanda dos não estudantes".

    Nesse sentido, pense na demanda dos estudantes como sendo elástica e as do não estudantes como sendo inelástica para facilitar a compreensão.

    Assim, a pequena variação do preço (causada pela meia entrada) interfere muito na quantidade demandada pelos estudantes se comparado aos não estudantes.

    -

    Confesso que não entendi muito bem a resposta da questão, mas a partir deste entendimeno é possível eliminar as outras alternativas:

    B) pode ser vantajosa em locais onde há poucos estudantes. (Errado. Se a quantidade dos estudantes aumenta com uma pequena queda dos preços, terá lucro se tiverem muitos estudantes)

    C) é desvantajosa para as empresas, que deveriam cobrar mais dos estudantes, já que a demanda dos estudantes tem maior elasticidade. (Errado. Releia o conceito sobre elasticidade da demanda. Ora se o preço aumentar um pouquinho, a quantidade dos estudantes que iriam pagar a entrada vai diminuir consideravelmente.)

    D) aumenta o lucro das empresas se os estudantes morarem com familiares que, em sua maioria, não são estudantes. (Errado. Creio que já deu pra sacar até aqui o lucro será maior se a quantidade de estudantes for grande pois se o preço cair R$1,00, por ex, a quantidade de estudantes q irá consumir será muito maior do que a quantidade de não estudantes)

    -

    Resumindo: Para a empresa ter lucro é preciso muito estudantes e uma queda do preço

  • A questão afirma que demanda de estudantes é elástica em relação ao preço, mais que a demanda de não estudantes.

    Sendo assim, a demanda vai reagir positivamente e consideravelmente em relação ao preço de meia entrada. Isso pode trazer mais lucro ao cinema se de fato conseguir ter um controle de quem terá o benefício.

    Acho que é isso.

  • É o tipo de questão para marcar a "mais certa"...então é a E. Mas concordo que é confusa, poderia se a alternativa B tbm...

    QC vamos pedir para um professor comentar ?

    abs

    boa sorte!

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre elasticidades.

    A meia entrada é uma política pública que estabelece que estudantes paguem metade do preço normal dos ingressos para atrações culturais, como cinemas e teatros.

    Estudantes são mais elásticos ao preço do cinema, pois geralmente ainda não possuem renda estável e muitos dependem dos pais. Se os estudantes são mais elásticos ao cinema, isso significa que eles são mais sensíveis a alterações de preço. Assim, se o preço do ingresso subir pouco, a demanda cai muito. De forma inversa, se o preço do ingresso cair um pouco, a demanda sobe muito.

    Já os não estudantes geralmente são pessoas mais inelásticas ao cinema, por já possuírem fonte de renda. Assim, os não estudantes reagem pouco a aumento de preços. Mesmo que o valor do ingresso aumente, a demanda cairá pouco.

    Portanto, se a empresa de cinema quiser aumentar seus lucros, uma forma de ela fazer isso é cobrar menos dos estudantes (para aumentar a demanda deles) e cobrar mais caro dos não estudantes (já que estes são inelásticos).

    Assim, para os estudantes, a empresa ganha na quantidade. Para os não estudantes, a empresa ganha no preço.

    Para que esta estratégia seja bem sucedida, no entanto, a empresa precisa identificar corretamente quem é o estudante e quem não é estudante. No jargão econômico, a empresa precisa discriminar perfeitamente os estudantes dos não estudantes.

    Vamos às alternativas!

    A) Incorreta. Isso não necessariamente acontece. Caso a empresa consiga implementar a estratégia que vimos acima, o lucro dela aumenta.

    B) Incorreta. Para que seja vantajosa, a empresa precisa de um local que tenha muitos estudantes, pois aí ela lucrará mais com essa maior quantidade de estudantes.

    C) Incorreta. Se os estudantes possuem maior elasticidade, a empresa deve cobrar MENOS dos estudantes.

    D) Incorreta. Se o estudante morar com um familiar que não é estudante, não muda nada. O estudante continua sendo elástico, pois não tem renda própria.

    E) Correta. Nesta situação, para os estudantes, a empresa ganha na quantidade. Para os não estudantes, a empresa ganha no preço.


    Gabarito do Professor: Letra E.