SóProvas


ID
3091507
Banca
Quadrix
Órgão
CONRERP 2ª Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Nos  itens  que  avaliem  conhecimentos  de  informática,  a  menos  que  seja  explicitamente  informado  o  contrário,  considere que: todos os programas  mencionados estejam em  configuração‐padrão,  em  português;  o  mouse  esteja  configurado  para  pessoas  destras;  expressões  como  clicar,  clique  simples  e  clique  duplo  refiram‐se  a  cliques com o botão esquerdo do mouse; e teclar  corresponda à operação  de  pressionar  uma  tecla  e,  rapidamente, liberá‐la,   acionando‐a  apenas  uma  vez. Considere  também  que  não  haja restrições de  proteção, de funcionamento e de uso em  relação  aos  programas,  arquivos,  diretórios,  recursos  e  equipamentos mencionados.  

Julgue o item quanto ao programa de navegação Google Chrome, em sua versão mais atual, aos conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos e pastas e às noções de vírus, worms e pragas virtuais.


A bomba lógica é um tipo de código malicioso embutido no malware que consegue fazer com que o computador trave ou se torne muito lento, de forma a interromper o trabalho do usuário. Contudo, esse tipo de praga virtual não consegue eliminar dados ou arquivos.

Alternativas
Comentários
  • Uma BOMBA LÓGICA é parte de um código inserido intencionalmente em um programa de computador que permanece oculto até que uma ou mais condições pré-programadas sejam atendidas; nesse momento, uma ação maliciosa é executada. Por exemplo, um programador pode ocultar um pedaço de código que começa a apagar arquivos quando ele é demitido da empresa (em um gatilho de banco de dados, ou seja, um gatilho; que dispara quando o status de trabalhador ativo do programador é alterado) .

    Fonte: Wikipedia.

  • Gabarito Errado para os não assinantes.

    Chamamos bombas lógicas os dispositivos programados cujo desencadeamento se efetua a um momento determinado explorando a data do sistema, o lançamento de um comando ou qualquer recurso ao sistema. Assim, este tipo de vírus é capaz de ativar em um dado momento um grande número de computadores (fala-se então de bomba de retardamento, ou bomba temporal), por exemplo o dia dos Namorados, ou o aniversário de um acontecimento importante: a bomba lógica Chernobil ativou-se a 26 de abril de 1999, dia do 13.o aniversário da catástrofe nuclear.

    As bombas lógicas são utilizadas geralmente com o objetivo de criar uma recusa de serviço, saturando as conexões de rede de um site, de um serviço online ou de uma empresa.

    https://br.ccm.net/contents/743-bombas-logicas

  • ERRADO

    → Pois sua finalidade é de corromper, eliminar dados ou propagar-se para outros computadores. Podem ser transmitidos através de internet, pendrivers e outras unidades removíveis.

  • Os softwares maliciosos possuem características de operação que identificam a sua categoria.

    O worm (verme) é um tipo de código malicioso embutido no malware que consegue  fazer com que o computador  trave ou se torne muito lento, de  forma a interromper o trabalho do usuário.
    A bomba lógica é um código embutido no software que será acionado quando uma combinação de itens for atendida. Por exemplo, em um jogo shareware, "se" o usuário não adquirir a cópia e "se" tentar usar códigos de desbloqueio, uma bomba lógica poderia ser acionada para remover o software do dispositivo do usuário.

    Gabarito: ERRADO.




  • Uma bomba lógica, também chamada de "código de escória" (slag code) uma vez que tudo o que resta depois que ela é detonada são escórias de computador, não é a mesma coisa que um vírus, embora frequentemente ela se comporte da mesma forma. Ela é um fragmento de código de computador que, quando acionada por um evento específico, executa uma tarefa mal intencionada, como limpar um disco rígido ou excluir certos arquivos.

  • # BOMBA LÓGICA > é um fragmento de código de computador que, quando acionada por um evento específico, executa uma tarefa mal intencionada, como limpar um disco rígido ou excluir certos arquivos.

  • MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A BOMBA LÓGICA (logic bomb)

    Programa em que o código malicioso é executado quando ocorre um evento predefinido (como uma data que está se aproximando ou quando uma determinada palavra ou sequência de caracteres é digitada no teclado pelo usuário). Uma ação de uma bomba lógica seria, por exemplo, fazer com que determinadas informações de um banco de dados sejam removidas numa determinada data. 

    As bombas lógicas são difíceis de detectar porque são frequentemente instaladas por quem tem autorização no sistema, seja pelo usuário devidamente autorizado ou por um administrador. Alguns tipos de vírus são considerados bombas lógicas, uma vez que têm um circuito de disparo planejado por hora e data. 

    Fonte: Aula de info da prof.ª Patrícia Quintão - Ponto. 

  • Essa é uma característica de um worm, não de uma bomba lógica.

  • Gabarito Errado.

    Bombas lógicas são programas deixados normalmente por usuários Administradores. Esses programas são programados para causar danos no computador caso algum evento seja disparado. Exemplo: apagar dados importantes caso o usuário fique determinado tempo sem se logar na máquina.

    Bons estudos!✌

  • GABARITO ERRADO

    A bomba lógica é o código escondido em algum programa legítimo configurado para “explodirquando certas condições forem satisfeitas.

    Comumente, são programas maliciosos instalados por funcionários insatisfeitos para que de acordo com a presença ou ausência de certas condições exclua dados ou cause a parada do sistema. Um caso clássico foi de Tim Lloyd que causou a seu empregador um prejuízo de US$10 milhões e a demissão de mais de 80 funcionários, sendo sentenciado a 41 meses de prisão e multa de US$ 2 milhões.

  • Outra questão que ajuda:

    Time bomb (ou bomba relógio) são vírus programados para se ativarem em determinados momentos, por exemplo em uma determinada data do ano.

    Certo. (Q758329)

  • Bombas Lógicas - instaladas p/ causar danos ao hospedeiro quando de um determinado evento, pode causar eliminação de dados, arquivos e roubar informações.