SóProvas


ID
3091561
Banca
Quadrix
Órgão
CONRERP 2ª Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

                    Ética das relações públicas. A falta de responsabilidade 

                         social nos Códigos Éticos de  Relações Públicas 


      A ética aplicada às relações públicas (RP) é o ponto de  partida  da  análise  que  aqui  se  pretende  desenvolver.  O  pensamento ético,  há muito  tempo, é  o centro  da  reflexão  acadêmica  e  profissional  nessa  disciplina.  Os  manuais  clássicos  mais  conceituados  (Lougovoy  e  Huisman  1981;  Cutlip,  Center  e  Broom  1985;  Grunig  e  Hunt  1984; Wilcox,  Ault e Agee 1992; e Lesly 1997) devotaram capítulos  inteiros  à questão do profissionalismo, dos valores e da ética das RP.  O  fato  de  os  profissionais  de  comunicação,  e  de  RP  em  especial, terem um enorme poder na  construção da opinião  pública  é  razão,  mais  do  que  óbvia,  para  tornar  essas  questões  interessantes.  E,  apesar  do  grau  deste  poder  ser  alvo  de  várias  interpretações,  é  consensual  afirmar  que  a  comunicação  política,  a  comunicação  corporativa,  a  comunicação  financeira  ou  as  estratégias  de  lobby contribuem,  sem  sombra  de  dúvida,  para  dar  forma  à  sociedade contemporânea. 

Gisela Marques Pereira Gonçalves. Artigo apresentado no  IX Congresso da IAMCR  (International Association for   Media and Communication  Research), no Grupo de   trabalho Ethics of society. Ethics of Communication, em Paris, a 24 de julho de 2007  (com adaptações).  

Utilizando o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item acerca da ética e da moral.


A moral constitui um conjunto de normas de conduta que se apresentam como boas, corretas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CERTO

    Moral trata-se de um conjunto de valores, normas e noções sobre o que é certo ou errado, proibido e permitido, dentro de um determinado grupo ou sociedade.

    Moral é o conceito que impões limites às condutas humanas, sem a moral seria impossível viver em sociedade. Ela define o que posso ou não fazer, até onde vão meus direitos, quais os meios que posso utilizar para conquistar meus objetivos. Se isso é certo ou errado.

    OBS: DENTRO DO ESTUDO DA ÉTICA, TRATA-SE DE UM FATO HISTÓRICO E, POR CONSEGUINTE, A ÉTICA, COMO CIÊNCIA, NÃO PODE CONCEBÊ-LA COMO DADA DE UMA VEZ PARA SEMPRE, MAS TEM QUE CONSIDERÁ-LA COMO UM ASPECTO DA REALIDADE HUMANA MUTÁVEL COM O TEMPO.

    Fonte: Profº Walter Gruber

  • GABARITO: CERTO

    A moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade. A palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes”. Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.

    FONTE: SIGNIFICADOS.COM.BR

  • GAB: CERTO

      Moral:

    - Tem caráter prático (com força normativa);

    - É temporária/ mutável, pois é cultural;

    - São aspectos de condutas específicas;

    - Está relacionada com os hábitos e costumes de determinados grupos sociais.

    - Cultural, Local

  • Conhecimentos importantes para resolver questões desse tipo:

    ÉTICA significa comportamento, sendo um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. Algumas características:

    -Princípios

    -Permanente

    -Universal

    -Regra (escrita)

    -Teoria

    -Reflexão

    -Trata do Bem/Mal

    MORAL são costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade em determinada época, por isso é mutável. A moral pessoal é formada pela cultura e tradição do grupo ao qual o indivíduo está inserido. Algumas características:

    -Conduta específica

    -Temporal

    -Cultural

    -Conduta da Regra

    -Prática

    -Ação

    -Trata do Certo/Errado

    -É subjetiva

  • GABARITO: CERTO.

    ➥ A moral é o conjunto de normas determinadas na socialização de um conjunto de indivíduos e permite a regulação da convivência.

    • Porém,

     A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

    #Norteia-se = não se limita (CESPE)

    ________

    Bons Estudos.

  • Respondi errado me baseando que a moral é subjetiva. afinal, o que é ser bom

    sou formada em Letras pela UERJ e corrijo redações em até 24 horas. Valor: 10 reais.