-
Letra D
Alguns pontos do que os jesuítas desejavam em suma:
Ampliação da Igreja Católica -> No novo Mundo (novos territórios)
Através da catequização
Acharam nos índios a base para catequizar
OBS: Em grande maioria os padres fecharam os olhos para o que acontecia com os africanos
Estabeleceram colégios para propagar os ensinamentos
O Iluminismo buscava confrontar a época das trevas, chamada assim pelo domínio da Igreja, utilizando-se assim da razão, a luz, como meio.
"Sou tão lindo que quando olho no espelho, o reflexo bate palmas" - Jhonny Bravo
-
A alternativa correta é a D
Os Jesuítas defendiam os índios contra os colonos e os próprios bandeirantes, pois não viam os índios como meras força de trabalho, mas sim seres selvagens que precisavam civilizar-se através da catequização.
Houve grande mobilidade no território brasileiro, tendo os índios com os jesuítas desbravando territórios.
As primeiras escolas no Brasil foram estabelecidas pelos jesuítas.
-
A ocupação e colonização ibérica na América foram feitas pela Coroa, por particulares e pela Igreja Católica. A associação entre as coroas ibéricas e a igreja vinha da própria formação de Espanha e Portugal. A luta para expulsar os mouros muçulmanos da península tivera um caráter cruzadista. Cristãos contra muçulmanos, sendo a fé cristã elemento importante de coesão entre os vários grupos da região. A coesão em torno da Igreja e a luta contra os mouros forjou Portugal e Espanha. Daí a automática associação no momento da aventura de colonização. Era preciso catequizar os gentios. A ordem jesuíta esteve à frente deste trabalho nas Américas Portuguesa e Espanhola.
Pede-se que seja assinalada a alternativa que caracteriza de forma correta a atuação dos jesuítas no Brasil Colonial.
A) INCORRETO – Os jesuítas não se caracterizam pela vida monástica. Eram empenhados na educação cristã de nativos –não necessariamente alfabetização- e não criaram universidades
B) INCORRETO – De fato, os jesuítas criaram missões com potencial econômico, como a exploração de plantas medicinais na Amazônia e protegiam os nativos da captura promovida por bandeirantes. No entanto, a formação de elite colonial segundo princípios iluministas é uma ideia incorreta. O Iluminismo é do século XVII e não é religioso. Aliás, “abalar os tronos e derrubar os altares" era uma máxima iluminista.
C) INCORRETO – Não coube aos jesuítas a expansão de fronteiras tampouco a conversão de judeus ou a liderança de tribunais inquisitoriais. No entanto, podem ter conseguido pacificar conflitos intertribais, mesmo que não sob o conceito de “guerra justa" que nada significava para os nativos.
D) CORRETO – Este foi o trabalho por excelência dos jesuítas no Brasil Colonial: Educação e conversão dos nativos.
E) INCORRETO – Pregação e manutenção da fé cristã sim. Mas combate à escravidão de africanos não. Os jesuítas, de maneira geral, combatiam a escravidão dos nativos mas não a dos africanos. E, a produção das missões era, na maioria das vezes, para subsistência. No entanto havia a possibilidade de algumas missões contribuírem para exportação.
RESPOSTA: ALTERNATIVA D
-
B- O estabelecimento de missões em regiões com potencial de exploração econômica, como as drogas do sertão; a defesa dos indígenas ante os ataques dos bandeirantes; a formação da elite colonial segundo princípios iluministas.
Só lembrar da fundação de São Paulo pelos Jesuítas ( criação do pátio do colégio). São Paulo não possuía nenhum potencial de exploração econômica, era uma vila pequena e pobre!
-
gabarito comentado pelo TOM está incorreto.
coreto: letra D