-
Letra C
A inconfidência Baiana ou Conjuração da Bahia, ocorrida em 1798, foi um movimento separatista de cunho popular contra os abusos do governo português.
Igualdade e liberdade ...
Lema da Revolução Francesa -> Igualdade, Liberdade e Fraternidade -> Ocorrida em 1789
No sacrário da Razão...
O Iluminismo buscava confrontar a época das trevas, chamada assim pelo domínio da Igreja, utilizando-se da razão, a luz, como meio. -> Ocorrida no séc. XVII e XVIII
"Alô, é da Polícia? Tem um cara gato na minha casa! Ah, espera, sou eu mesmo" - Jhonny Bravo
-
a Revolução Francesa e o iluminismo, corrente que cultuava a Razão como valor universal. -> A Revolução Francesa, iniciada em 1789, é ligada mais diretamente à Conjuração Baiana. Já a Independência das treze colônias, declarada oficial em 1776, é ligada mais diretamente à Inconfidência Mineira.
-
A Conjuração Baiana, acontecida em 1798, foi um dos grandes movimentos considerados “nativistas", anteriores à independência oficial do Brasil. Teve importante cunho popular e explodiu por conta de condições específicas de empobrecimento da região que vinha acontecendo desde a transferência da capital da colônia para o Rio de Janeiro em 1763. A proposta de libertação dos escravos e de construção de uma sociedade mais igualitária, baseada nas ideias jacobinas da Revolução Francesa não tinha amplitude para Brasil mas, tão somente para a Bahia.
Por ter sido traída foi brutalmente massacrada pelos representantes da Coroa, e sendo mortos principalmente os líderes pobres negros e mulatos. Havia o medo constante de revoltas de escravos como acontecia no Caribe.
A questão pede que seja apontada a alternativa que destaca corretamente as influências sofridas pelos revoltosos da Bahia.
A) INCORRETO – Tanto o Império Napoleônico – 1804 - quanto a filosofia positivista -século XIX, são posteriores no tempo à Conjuração Baiana de 1798, não tendo, portanto, nenhuma relação entre eles.
B) INCORRETO – A Declaração dos Direitos do Homem é da Revolução Francesa mas a ideia de igualdade por ela defendida não é a radical defendida pela conjuração baiana. A ideia de cidadania dos revolucionários é para todos, sem distinção e não apenas para os “mais capazes". A influência da Maçonaria nas lutas pela independência do Brasil é real mas, não participavam delas escravos e libertos, que são líderes da revolta baiana. A ideia de Razão da Conjuração Baiana sofreu influência da etapa jacobina da Revolução Francesa.
C) CORRETO- A Conjuração Baiana teve um uma intensa participação popular e uma profunda influência dos ideais da Revolução Francesa expressos no movimento Iluminista, que preconizava ser a Razão a fonte da verdade e a capacidade de raciocinar o maior ganho do ser humano.
D) INCORRETO – Não só a Revolução Pernambucana é posterior – 1817, como a ideia de nacionalismo não pode ser efetivamente aplicada às regiões brasileiras da época. Não existia claramente uma ideia de “nação brasileira". Será uma construção a ser feita ao longo do período monárquico.
E) INCORRETO – Embora a teoria liberal tenha nascido em regiões de crença protestante, entre elas a calvinista, não se pode estabelecer esta relação entre Liberalismo / Razão / Religião Calvinista. Aliás, toda a teologia calvinista é bem anterior à valorização extrema da Razão, típica do Iluminismo.
RESPOSTA: ALTERNATIVA C
-
Conjuração Baiana (1798) - ENVOLVIDOS : COMERCIANTES , TRABALHADORES
ONDE ? Bahia
O que queriam ? Separar o Brasil de Portugal e acabar com o trabalho escravo.
Teve influência de quem ? Revolução Francesa e Iluminismo