SóProvas


ID
3092020
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O processo de separação política entre Brasil e Portugal teve contornos específicos na Bahia, uma vez que ali ocorreu

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Após a Independência do Brasil, havia tropas portuguesas na cidade de Salvador (Bahia), começando assim uma resistência liderada por Madeira de Melo, pois não aceitaram tão bem a separação. Em contrapartida, os defensores da independência e o apoio das tropas lideradas pelo militar britânico Thomas Cochrane se uniram para derrotar, em 2 de julho de 1823, a resistência portuguesa. Tornando-se o feriado de Independência da Bahia.

    "Sou tão lindo que quando olho no espelho, o reflexo bate palmas" - Jhonny Bravo

  • Quando foi proclamada a independência do Brasil, a 7 de setembro de 1822, isso não significou na verdade, a independência de todo o território colonial. As regiões eram muito diferentes, distantes, com realidades e interesses diversos. Assim, coube a D. Pedro I e suas tropas de mercenários e poucos soldados de um recém formado Exército nacional lutar pela adesão de territórios à ideia de independência e de formação de um só Estado. O processo não foi tão simples em todas as regiões do país. A questão destaca o caso especial da Bahia, que só se considera independente a partir de 1823.
    É pedido que seja apontada, entre as alternativas, aquela que apresenta as razões da especificidade do caso baiano.
    A) INCORRETO- O enfrentamento que aconteceu na Bahia, anterior à proclamação da independência foi entre aqueles que pretendiam manter os vínculos com Portugal e os favoráveis à independência, o que uniu monarquistas, republicanos, abolicionistas entre outros. Foi somente com o auxílio dos mercenários de Pedro I que foi possível tornar a Bahia livre e parte do Brasil depois de um ano de luta.

    B) INCORRETO- D. Pedro I lutava contra as ordens das Cortes Portuguesas que tinham por objetivo recolonizar o Brasil. Portanto não procede um acordo com este órgão do governo português. Quanto à revolta popular, ela havia ocorrido em 1798: Conjuração Baiana, violentamente reprimida por Portugal.

    C) INCORRETO- Essa guerra civil, com apoio de jacobinos franceses, ao lado dos pobres da Bahia tendo do outro lado o apoio da Coroa portuguesa, não aconteceu. A disputa na região era manter ou não a ligação com Portugal.

    D) CORRETO- A independência da Bahia só foi afirmada quando as tropas portuguesas da região foram vencidas e concretizou-se a união do território com a liderança da corte – Rio de Janeiro. 

    E) INCORRETO – Esta opção aponta para a Revolta dos Malês, que é uma revolta liderada por escravos muçulmanos ocorrida em Salvador. No entanto, ela ocorreu muito tempo (janeiro de 1835) depois da independência e nada se relaciona com a separação de Brasil e Portugal.

    RESPOSTA: ALTERNATIVA D
  • 2 de julho de 1823, independência da minha terra amada, BAHIA!