SóProvas


ID
3092026
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A chamada “Política dos Governadores” foi uma estratégia implementada pelo presidente Campos Salles (1898-1902) como forma de resolver os conflitos entre o poder central e as forças políticas regionais que marcaram o início da república no Brasil. Essa política foi

Alternativas
Comentários
  • GAB-B

  • Letra B

    A Política dos Governadores:

    -> Ocorreu na República Oligárquica

    -> Instituída por Campos Salles

    -> Devido a uma série de revoltas pelos Estados

    -> Visava ao apoio dos Estados

    -> Com intuito de centralizar o poder do Governo Federal

    -> Ocorriam trocas de favores pelo apoio

    -> O Coronelismo era muito forte -> Curral eleitoral -> Fraudes e opressão as pessoas eram recorrentes

    "Alô, é da Polícia? Tem um cara gato na minha casa! Ah, espera, sou eu mesmo" - Jhonny Bravo

  • Durante o governo do paulista (1898-1902) o poder federal uniu-se às oligarquias estaduais concentrada nas mãos dos latifundiários. O intuito era estabelecer uma relação amistosa entre as partes.

    Dessa forma, a troca de favores era clara: o governo federal concedia poder e liberdade política e ainda benefícios econômicos para as oligarquias estaduais.

    Em troca, favoreciam a escolha dos candidatos por meio do voto aberto, comandadas e manipulada pelos coronéis, os quais representavam a força local.

    Com isso, fica claro que as elites locais dominavam a cena política e econômica dos estados, sendo monopolizada por famílias nobres e muitas vezes comandadas pelos coronéis.

    Esse movimento ficou conhecido como "", em que eles partilhavam a metodologia do voto de cabresto (voto aberto). Isso viabilizou a corrupção desde fraudes eleitorais e compra de votos. Ademais, o aumento da violência por meio da dominação dos coronéis nos denominados “currais eleitorais”.

    Através da “Comissão Verificadora dos Poderes”, a legitimação dos governadores eleitos nos estados era manipulada.

  • A política dos governadores caracterizou a relação entre a esfera federal e as esferas de poder estadual durante a chamada República Velha no Brasil. Era uma forma de “troca de apoio" de maneira a permitir a hegemonia de São Paulo e Minas Gerais na esfera federal e garantir o poder de mando às oligarquias mais poderosas de cada estado da federação. Esta forma de articulação foi implementada no governo do presidente Campos Sales (1898 – 1902)
    Entre as alternativas propostas uma descreve, de forma correta, o que se entende pela “política dos governadores"

    A) INCORRETO- A política dos governadores é baseada em acordos entre figuras políticas e não na
    força. Não há a interferência dos militares nesta proposta.

    B) CORRETO- O governo federal garantia apoio aos projetos estaduais e os governos estaduais garantiam que suas bancadas no congresso votassem sempre a favor das propostas do poder executivo central. Para isso era preciso eleger as “pessoas certas" e, muitas vezes, fraudar eleições.

    C) INCORRETO – O que está descrito na opção C é o princípio do Convênio de Taubaté, assinado em 1906. Por este convenio o governo federal permite ao governo de SP comprar excedentes de café e, se necessário, pedir empréstimos externos sem pedir licença à esfera federal. Isso pode ser um efeito da política dos governadores, mas não a descreve.

    D) INCORRETO- Ao contrário do que está dito nesta opção, não há Partido único. Ao contrário, cada estado tinha seu partido. A ideia é que cada estado tivesse representatividade específica ou seja, dos poderosos da região. Os partidos não são nacionais. São estaduais.

    E) INCORRETO – O resultado da revolta de alguns governadores no Norte e Nordeste contra a hegemonia do Sudeste desemboca no movimento de 1930 e não na política dos governadores.

    RESPOSTA: ALTERNATIVA B
  • Política dos governadores > (República Oligárquica)  - Campos Salles (1898-1902)

    - Governadores de estado apoiavam o governo federal elegendo deputados federais e senadores favoráveis ao presidente. Em troca, o presidente apoiava os governadores concedendo verbas, empregos e favores para seus aliados políticos. 

    - Fraudes e opressões eram recorrentes  

    ------------------------------

    E em relação à letra''C'' >>

    CONVÊNIO DE TAUBATÉ ( 1906) -  RODRIGUES ALVES (1902-1906) 

    - SOLUCIONAR O PROBLEMA DA SUPREPRODUÇÃO DO CAFÉ (PRODUZIA + DO QUE VENDIA)

    - PREÇO DO CAFÉ REDUZIU E ESTOQUES AUMENTAVAM

    -FAZENDEIROS PROPUSERAM AO GOVERNO FEDERAL PARA COMPRAR O EXCEDENTE DO CAFÉ PRODUZIDO , QUE SERIA ESTOCADO E VENDIDO QUANDO OS PREÇOS NORMALIZASSEM