SóProvas


ID
3093157
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O planejamento e as políticas públicas fundamentam as inter-relações entre Estado, economia, política e sociedade e tem como objetivo produzir resultados e mudanças. Sobre o planejamento no Brasil são feitas as seguintes afirmações:

I. A partir da década de 1930, o Estado brasileiro passou a desempenhar funções cada vez mais complexas no conjunto da economia. Essa participação se deu tanto de forma direta quanto de forma indireta, desde a formulação de regras de desenvolvimento até a criação e manutenção de empresas estatais.
II. Na segunda metade da década de 1950, o Plano de Metas buscou soluções para problemas estruturais do país, priorizando o setor social e abandonando o setor produtivo; objetivou a redução progressiva dos empréstimos externos para evitar o endividamento; promoveu a redução das desigualdades regionais.
III. Durante os anos da Ditadura Militar houve a tentativa de desvincular a imagem do planejamento das economias socialistas. A partir de 1964, foram propostos vários Planos e Programas cuja prioridade era o setor econômico em detrimento do social. Alguns destes Planos também se voltavam para a integração nacional.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • II- Errado O governo JK (1956-1961) se utilizou da Instrucão 113 da SUMOC que facilitava a entrada de empresas estrangeiras no Brasil permitindo a importação de máquinas e equimamento sem cobertura cambial e criando condições favoráveis à realização de investimentos estranjeiros. Houve aumento da participação estrangeira! O plano de metas estabelecia trinta e uma metas de planejamento econômico integrado priorizando os setores de energia, transporte e bens de produção. 2/3 dos recursos eram destinados para essas áreas.
  • Guilherme Antonio Veras de Lima Veras, faltou falar da dívida que JK deixou...