GABARITO LETRA: A
O pós-operatório é um período de grande instabilidade e o paciente encontra-se num nível de estresse fisiológico bastante elevado. Desse modo a equipe deve trabalhar para estabilizar o paciente e evitar que as complicações do pós-operatório se instalem, além de, aliviar a dor e o desconforto tão comuns neste período.
Ao avaliar o cliente a equipe de enfermagem deve incluir a observação das condições dos sistemas neurológico, respiratório, cardiovascular e renal; suporte nutricional e de eliminações; dos acessos venosos, drenos; ferida cirúrgica e posicionamento.
O espectro do cuidado de Enfermagem cobre uma ampla gama de atividades durante esse período. Na fase pós-operatória imediata, o foco inclui a manutenção da via aérea do paciente, avaliação dos efeitos dos agentes anestésicos, avaliação do paciente para complicações e fornecimento do conforto e alívio para dor. Depois, as atividades de Enfermagem focalizam a promoção da recuperação do paciente e iniciação do ensino, dos cuidados de acompanhamento e referências essenciais para recuperação e reabilitação depois da alta (BRUNNER, 2005).
Segundo Brunner (2005) alguns fatores influenciam a saúde do paciente no pós-operatório. Tais como: estado nutricional e hídrico, uso de droga ou álcool, estado respiratório, estado cardiovascular, funções hepática e renal, função endócrina, função imune, uso prévio de medicamentos, fatores psicossociais.