GABARITO: LETRA B
→ Deve-se atentar ao enunciado da questão: ela pede uma concepção conservadora:
A) sequela transitória do capitalismo, considerando que suas manifestações resultam da entrada da classe trabalhadora na cena política. → incorreto, essa visão já é permeada por um viés crítico.
B) ineliminável de toda e qualquer ordem social e deve ser objeto de ação moralizadora e de reformas que preservem a propriedade privada. → CORRETO: no primeiro as manifestações da questão social eram vistas como características inelimináveis de toda e qualquer ordem social e para amenizá-las e reduzi-las era preciso uma intervenção política limitada, enquanto que para o segundo, a gravitação da questão social só era possível com uma exarcebação da vontade divina. Assim, para ambos, a questão social é objeto de ação moralizadora, o enfrentamento de suas manifestações deve ser função de um programa de reformas que preserve a propriedade privada dos meios de produção.
C) vinculada à sociedade burguesa, defendendo que sua superação depende de uma outra ordem social sem desigualdade e sem desemprego. → incorreto, essa visão já é permeada por um viés crítico.
D) expressão das desigualdades econômicas do capitalismo e deve ser objeto de políticas que promovam a sua superação. → incorreto, essa visão já é permeada por um viés crítico.
→ Fonte: A QUESTÃO SOCIAL NO CAPITALISMO: uma análise do seu conceito na contemporaneidade.
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺