SóProvas


ID
3096352
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item seguinte, acerca de exames e procedimentos diagnósticos.


No procedimento de broncoscopia, não se deve administrar sulfato de morfina a paciente com história prévia de espasmo brônquico ou asma.

Alternativas
Comentários
  • Asma e outras condições respiratórias: A morfina deve ser usada com precaução em pacientes com crise aguda de asma, em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica ou cor pulmonale e em pacientes com a reserva respiratória substancialmente diminuída, na depressão respiratória preexistente, hipóxia ou hipercapnia. Nesses pacientes, mesmo doses terapêuticas usuais de opióides podem diminuir a função respiratória enquanto aumentam simultaneamente a resistência das vias respiratórias a ponto de apnéia. 

  • A morfina deprime o sistema respiratório. O paciente em tela apresenta patologias respiratórias. Logo, evita-se essa droga.

  • A morfina libera histamina dos mastócitos por mecanismos não relacionados com receptores opioides. Dentre os efeitos locais produzidos, encontram-se prurido (coceira) e urticária. No plano sistêmico é possível que ocorra broncoconstrição, pacientes asmáticos podem ter restrição, e, sobretudo, hipotensão.