- 
                                GABARITO: ERRADO.   A penicilina é o medicamento de escolha para o tratamento da sífilis. Níveis de penicilina superiores a 0,018 mg por litro são considerados suficientes e devem ser mantidos por pelo menos sete a 10 dias na sífilis recente, e por duração mais longa na sífilis tardia.   Sífilis primária, sífilis secundária e latente recente (até um ano de duração) • Penicilina G benzatina, 2,4 milhões UI, IM, dose única (1,2 milhão UI em cada glúteo). Alternativa • Doxiciclina 100 mg, VO, 2xdia, por 15 dias (exceto para gestantes); • Ceftriaxona 1g, IV ou IM, 1xdia, por 8 a 10 dias para gestantes e não gestantes.   Sífilis latente tardia (mais de um ano de duração) ou latente com duração ignorada e sífilis terciária • Penicilina G benzatina, 2,4 milhões UI, IM, (1,2 milhão UI em cada glúteo), semanal, por três semanas. Dose total de 7,2 milhões UI. Alternativa • Doxiciclina 100 mg, VO, 2xdia, por 30 dias (exceto para gestantes); • Ceftriaxona 1g, IV ou IM, 1xdia, por 8 a 10 dias para gestantes e não gestantes.   Neurossífilis • Penicilina cristalina, 18-24 milhões UI/dia, IV, administrada em doses de 3-4 milhões UI, a cada 4 horas ou por infusão contínua, por 14 dias. Alternativa • Ceftriaxona 2 g, IV ou IM, 1xdia, por 10 a 14 dias.   FONTE: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. – Brasília : Ministério da Saúde, 2015. 
- 
                                ERRADO 
- 
                                Sífilis primária, secundária ou latente precoce (com menos de 1 ano de infecção): Tratamento mais indicado: Penicilina benzatina (Benzetacil) 2.4 milhões de unidades em dose única por via intramuscular.   Pacientes alérgicos à penicilina: Doxiciclina 100 mg de 12/12 horas por via oral, por 14 dias.   Sífilis com mais de 1 ano, terciária ou de tempo indeterminado: Tratamento mais indicado: Penicilina benzatina (Benzetacil) 2.4 milhões de unidades em 3 doses por via intramuscular, com uma semana de intervalo entre cada.   Pacientes alérgicos à penicilina: Doxiciclina 100 mg de 12/12 horas por via oral, por 28 dias.   Neurossífilis Tratamento mais indicado: Penicilina G cristalina 3 a 4 milhões de unidades a cada 4 horas por via intravenosa, por 10 a 14 dias.   Pacientes alérgicos à penicilina devem fazer tratamento de dessensibilização para poderem ser tratados com penicilina cristalina.   O tratamento do paciente HIV positivo é exatamente igual ao da população em geral.   Tratamento na gravidez O tratamento da sífilis na gravidez é igual ao da população em geral.   No caso de grávidas alérgicas à penicilina, a doxiciclina não é uma opção, pois é um antibiótico contraindicado durante a gestação (leia: ANTIBIÓTICOS NA GRAVIDEZ). Nesses casos, o mais indicado é realizar testes alérgicos para que a alergia à penicilina possa ser comprovada. 
- 
                                A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema pallidum e seu tratamento é realizado preferencialmente com penicilina, no entanto existem outras alternativas.  Em caso de sífilis primária, penicilina g benzatina, 2,4 milhões UI, IM; porém, doxicilina, 100mg, VO e  ceftriaxona, 1g, IV. Em caso de sífilis latente tardia, penicilina g benzatina, 2,4 milhões UI, IM, por três semanas; porém, doxicilina, 100mg, VO ou ceftriaxona, 1g, IV. Em caso de neurosífilis, penicilina cristalina, 18 a 24 milhões UI/dia, IV; porém, ceftriaxona, 2g, IV.