SóProvas


ID
3096598
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os casos de sífilis, uma infecção bacteriana sistêmica de evolução crônica causada pelo Treponema pallidum, têm aumentado quando comparados a outras infecções sexualmente transmissíveis. Acerca dessa infecção, julgue o item subsequente.


A sífilis é uma doença de notificação compulsória regular, que deve ser registrada no Sistema de Informação de Agravos de Notificação mediante o preenchimento e envio da ficha de notificação/investigação da sífilis adquirida e da ficha de investigação da sífilis em gestantes.

Alternativas
Comentários
  • CERTO:

    A sífilis é uma doença infectocontagiosa, uma enfermidade sistêmica, curável e exclusiva do ser humano. É causada por uma espiroqueta, a Treponema pallidum, e tem como principal via de transmissão o contato sexual, seguido pela transmissão vertical, e também pode ser transmitida por transfusão sanguínea, porém, é incomum na atualidade.

    A Sífilis é uma doença de notificação compulsória regular (em até sete dias), tanto a forma adquirida, congênita, quanto a sífilis na gestante. A notificação e vigilância são imprescindíveis para interromper a cadeia de transmissão e indicar as medidas de controle.

    A notificação é compulsória e pode ser realizada por qualquer profissional da saúde que prestem assistência ao paciente

    Diante de necessidade de diminuir as subnotifacações dos casos de sífilis em gestantes defini-se que todas as mulheres diagnosticas com sífilis no PRÉ NATAL, PARTO ou PUERPÉRIO devem ser notificadas como sífilis em gestantes e NÃO como sífilis adquirida.

  • Para resolver essa questão é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Doenças Infecciosas e Parasitárias.

    A sífilis é uma doença de notificação compulsória semanal, que deve ser registrada no Sistema de Informação de Agravos de Notificação mediante o preenchimento e envio da ficha de notificação/investigação da sífilis adquirida e da ficha de investigação da sífilis em gestantes. A notificação deve ser feita nos casos de sífilis adquirida e congênita e também em gestante. Essa informação consta na Portaria Nº 264, de 17 de fevereiro de 2020, que altera a Portaria de Consolidação nº 4/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, para incluir a doença de Chagas crônica, na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional.

    Gabarito do Professor: Certo.
  • Regular = semanal

    Imediata = 24h