LRF
Art. 17. Considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a 2 exercícios.
§ 2 Para efeito do atendimento do § 1, o ato será acompanhado de comprovação de que a despesa criada ou aumentada não afetará as metas de resultados fiscais previstas no anexo referido no § 1 do art. 4, devendo seus efeitos financeiros, nos períodos seguintes, ser compensados pelo aumento permanente de receita ou pela redução permanente de despesa.
§ 7 Considera-se aumento de despesa a prorrogação daquela criada por prazo determinado.
Errado. Deve cumprir o § 2.
A questão versa sobre Finanças e Contabilidade Pública, mais especificamente sobre despesas públicas à luz da Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF (Lei Complementar n.º 101/2000).
Conforme caput, do art. 17, da LRF, considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a dois exercícios.
Já os § § 1º, 2º e 7º, do art. 17, da LRF, assim dispõem:
"§ 1º Os atos que criarem ou aumentarem despesa de que trata o caput deverão ser instruídos com a estimativa prevista no inciso I do art. 16 e demonstrar a origem dos recursos para seu custeio. (Vide Lei Complementar n.º 176, de 2020.)
§ 2º Para efeito do atendimento do § 1º o ato será acompanhado de comprovação de que a despesa criada ou aumentada não afetará as metas de resultados fiscais previstas no anexo referido no § 1º do art. 4º devendo seus efeitos financeiros, nos períodos seguintes, ser compensados pelo aumento permanente de receita ou pela redução permanente de despesa.
(...)
§ 7º Considera-se aumento de despesa a prorrogação daquela criada por prazo determinado."
Desse modo, conforme disposto acima, a prorrogação de despesa obrigatório de caráter permanente criada por prazo determinado, para fins da LRF, é considerada como um aumento de despesa, exigindo, consequentemente, COMPENSAÇÃO pelo aumento permanente de receita ou pela redução permanente de despesa.
Logo, alternativa INCORRETA.
Gabarito do Professor: ERRADO.