-
GABARITO: LETRA B
→ O SUS nos trouxe a ampliação da assistência à saúde para a coletividade, possibilitando, com isso, um novo olhar às ações, serviços e práticas assistenciais. Sendo estas norteadas pelos princípios e diretrizes: Universalidade de acesso aos serviços de saúde; Integralidade da assistência; Equidade; Descentralização Político-administrativa; Participação da comunidade; regionalização e hierarquização (REIS, 2003). A participação popular e o controle social em saúde, dentre os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), destacam-se como de grande relevância social e política, pois se constituem na garantia de que a população participará do processo de formulação e controle das políticas públicas de saúde. No Brasil, o controle social se refere à participação da comunidade no processo decisório sobre políticas públicas e ao controle sobre a ação do Estado (ARANTES et al., 2007).
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺
-
CONTROLE SOCIAL: tão falado na legislação do SUS, pode ser compreendido no contexto da saúde como um fator de publicização do Estado, esta entendida como articulação de uma relação política entre Estado e sociedade, onde os interesses divergentes são expressos, os embates aceitos e as propostas construídas para a efetivação dos direitos conquistados , visando ao alcance de novos direitos, que possam se tornar agendados e institucionalizados.
Além disso, influência também nos orçamentos, colocando em evidência a agenda das forças que dominam a elaboração orçamentária.
GABARITO: B
-
O controle social é sinônimo da participação da comunidade por meio de Conferências e Conselhos de Saúde
-
Controle social