SóProvas


ID
309784
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca de engenharia de software, métricas, RUP, UML e teste de
software, julgue os itens subsequentes.

De acordo com o manual de contagem de pontos de função, consulta externa é um processo elementar que envia dados ou informações de controle para fora da fronteira, sendo considerada componente funcional básico.

Alternativas
Comentários
  • Sobre as CE:

    Uma Consulta Externa representa a necessidade de processamento de consultas da aplicação sendo uma combinação de entrada/saída de dados onde uma entrada de dados causa uma recuperação e saída de dados correspondente. A lógica de processamento não deve conter fórmula matemática ou cálculo nem criar dados derivados ou atualizar nenhum ALI.

    As consultas Externas são requisições de informações que para serem satisfeitas precisam que sejam combinados parâmetros de entradas e saídas permitindo a recuperação da informação solicitada pelo usuário. (Raquel , 2005)

    Fonte: http://www.macoratti.net/apf_pcta.htm

    Detalhe da Questão: seu texto não fala que o fato de encaminhar dados para fora da fronteira exclui a possibilidade de recebê-los.
  • Transcrição literal do livro APF http://www.fattocs.com.br/livro.asp pág. 102
    Perceba que essa característica é tanto da Saída Externa quanto da Consulta Externa.
    O que as diferencia é que a Consulta Externa apresenta informações ao usuário pela simples recuperação de dados ou controle. Não há fórmulas em sua lógica de processamento e também não cria dados derivados.

  • Definição de Consulta Externa (CE)

    1. Um processo elmentar;
    2. Que envia dados ou informações de controle para fora da fronteira da aplicação;
    3. Cuja principal intenção é apresentar informação ao usuário por meio de uma simples recuperação de dados ou informações de controle de ALIs e/ou AIEs. A lógica de processamento não deve conter fórmula matemática ou cálculo, nem tampouco criar dados derivados. Nenhum ALI é mantido durante seu processamento, nem o comportamento do sistema é alterado.

                         Fonte: Análise de Pontos de Função - Medição, Estimativas e Gerenciamento de Projetos de Software. Autores: Carlos Eduardo Vazquez, Guilherme Siqueira Simões e Renato Machado Albert. 4ª Edição.

  • Componente Funcional Básico
    Unidade elementar dos Requisitos Funcionais do Usuário definida por e utilizada por um método FSM para fins de medição. Um Componente Funcional Básico pode ser ALI, AIE, EE, CE e SE. 
     
    EXEMPLOS Um Requisito Funcional do Usuário poderia ser “Manter Clientes”, o qual poderia consistir dos seguintes CFBs: “Incluir um novo cliente”, “Reportar Compras do Cliente” e “Alterar Detalhes do Cliente”. Outro exemplo poderia incluir uma coleção de dados do negócio logicamente relacionados, mantida pelo software em estudo, tal como “Detalhes do Cliente”.
     
    Fonte: http://ead.fattocs.com.br/mod/glossary/view.php?id=1374&mode=&hook=ALL&sortkey=&sortorder=&fullsearch=0&page=3
  • Coloquei questão errada, pois achava que o único que ficava fora da fronteira seriam os Arquivos de Interface Externa (AIE).