Descoloração angular: pintura realizada em substrato irregular, ou de forma desordenada, causando mudança de cor de trechos dessa superfície.
Eflorescência: depósitos salinos na superfície de alvenarias ou revestimentos, caracterizados por manchas em geral brancas, derivadas da migração de sais solúveis que estão presentes nos materiais ou componentes da alvenaria.
Gretamento: ocorre durante o assentamento de cerâmica de revestimento quando o esmalte se rompe devido à incompatibilidade de dilatação entre a base e o esmalte, agravada pela variação de umidade e temperatura.
Carbonatação: dióxido de carbono penetra nos poros do concreto, dilui-se na umidade presente na estrutura e forma o ácido carbônico, que reage com alguns componentes da pasta de cimento hidratada e resulta em água e carbonato de cálcio. Como consequência, ocorre consumo dos álcalis da pasta e redução do pH do concreto. Quando a frente de carbonatação atinge a armadura, ocorre a despassivação do aço e este se torna vulnerável. Após a despassivação, a corrosão será iniciada se ao mesmo tempo houver umidade, diferença de potencial, agentes agressivos e oxigênio ao redor da armadura. Os danos causados são vários, como fissuração do concreto, destacamento do cobrimento do aço, redução da seção da armadura e perda de aderência desta com o concreto.