SóProvas


ID
3098128
Banca
FCC
Órgão
EMAE-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Uma motobomba especial será empregada em uma aplicação, onde a mesma utiliza como força motriz um motor trifásico indução de 5 hp (considere 1 hp ≅ 746 W), fator de potência 0,80, alimentado em rede trifásica estrela equilibrada, com tensão de linha 220 V (considere motor com rendimento de 100%, para a aplicação em questão). Sabendo que tal motor possui chave de manobra, de modo que possa operar na configuração estrela (Y) ou na configuração triângulo (Δ), nas condições impostas

Alternativas
Comentários
  • Questão passível de anulação, os MI tem para cada tipo de ligação uma tensão de linha especificada , no caso deveria ter sido especificado se para 220V o motor opera em Y ou DELTA

  • resposta correta da questão é LETRA B. Pois motores com essa especificações com possibilidade de ligar em estrela//triângulo, deveria ter dois tipos de ligação 220/380V, 220V para triângulo e 380V para estrela. Porém, a questão amarra que a tensão de linha é 220V, logo em regime permanente o motor deveria ser ligado em 220/ triângulo , mas quando a chave estiver em estrela, o motor continuará energizado em 220V, mas necessitaria de 380V, o que implica, se feito as continhas de budega, em uma potência raiz de 3 vezes menor que em triângulo.

  • Se pra tensão de 220v ele está ligado em estrela, não se pode ligar em motor em triângulo. Questão muito esquisita, mas tem resposta.

  • Então, segue análise:

    A e B - A POTÊNCIA NÃO MUDA. O QUE MUDA SÃO A CORRENTE E A TENSÃO.

    C - A CORRENTE NÃO SERÁ A MESMA. ELAS SERÃO DIFERENTES NA RAZÃO DE RAIZ QUADRADA DE 3.

    D e E - TEMOS QUE FAZER OS CÁLCULOS

    IN = PN / (raiz 3 x T x fator de potência x rendimento)

    IN = (5 X 746) / (1,73 X 220V X 0,8 X 1)= 12,25A

    em plena carga vale a corrente nominal IN que é a mesma da corrente de linha (os termos usados são intencionais para confundir)