SóProvas


ID
3098779
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Fernando, assistente social da rede municipal de saúde de uma cidade com mais de 100 mil habitantes, após oito anos de atuação concreta e exitosa em uma das equipes de saúde da família dessa localidade, foi designado para o cargo de chefe da Vigilância Epidemiológica do mesmo município.

Com base na Lei n.º 8.662/1993 que regulamenta a profissão de assistente social, é correto afirmar que, como chefe da Vigilância Epidemiológica, Fernando


deverá encaminhar providências e prestar orientação social a indivíduos, a grupos e à população sempre que for necessário.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    ? Fui de errado, pois, conforme a Lei 8662/93, é uma competência e não um dever (forma como a questão está expondo);

    ? Art. 4º Constituem competências do Assistente Social: III - encaminhar providências, e prestar orientação social a indivíduos, grupos e à população.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! O que nos parece uma provação amarga pode ser uma bênção disfarçada.

  • Eu também . :(

  • Questão corretíssima!

    Fernando apesar de estar exercendo o trabalho como chefe PODE também encaminhar providências e prestar orientação social a indivíduos, a grupos e à população sempre que for necessário, pois trata de COMPETÊNCIA.

    COMPETÊNCIA NO ART 4º pode ser exercido por qualquer profissional, não é um atribuição privativa! Sendo assim, ele não está impedido!

  • Eu marquei errado, pois a questão fala que "ele deverá" e "não poderá".

  • Questão equivocada, uma vez que o profissional em questão não está mais em atribuição privativa de assistente social, sendo assim, não está sujeito à Lei que regulamenta a profissão. Não podemos confundir competências com dever. No cargo que ele está, ele orienta, se quiser, mesmo que estivem em atribuição privativa, trata-se de uma competência, ou seja de uma possibilidade. Nada a ver com dever do assistente social. Caberia recurso.