SóProvas


ID
3098782
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Fernando, assistente social da rede municipal de saúde de uma cidade com mais de 100 mil habitantes, após oito anos de atuação concreta e exitosa em uma das equipes de saúde da família dessa localidade, foi designado para o cargo de chefe da Vigilância Epidemiológica do mesmo município.

Com base na Lei n.º 8.662/1993 que regulamenta a profissão de assistente social, é correto afirmar que, como chefe da Vigilância Epidemiológica, Fernando


deverá requerer o cancelamento do seu registro profissional no Conselho Regional de Serviço Social da respectiva jurisdição enquanto estiver ocupando o novo cargo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    ? Visto que a questão não aborda que Fernando foi exonerado, apenas passou a exercer uma atividade correlata, dessa forma, não há motivos para o cancelamento do registro profissional.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! O que nos parece uma provação amarga pode ser uma bênção disfarçada.

  • essa me pegou

  • ERRADO

    Código de ÉTICA

    Art. 4º VEDADO - assumir responsabilidade por atividade para as quais NÂO esteja capacitado pessoal e tecnicamente.

  • Como a função que Fernando passou a exercer é uma competência do assistente social, ele deve sim manter o registro profissional.

  • a situação hipotética fala que o AS atuou por 8 anos de forma exitosa, dando a entender que podia assumir esta função pois estava preparado assumir responsabilidade por atividade para as quais estava capacitado/a pessoal e tecnicamente;

  • LEMBRANDO QUE AS AÇÕES DO SUS ENVOLVE:

    SAÚDE DO TRABALHADOR;

    VIGILÂNCIA SANITÁRIA;

    VIGILÂNCIA EPDEMIOLÓGICA E DE ASSISTÊNCIA TERAPÊUTICA INTEGRAL, INCLUSIVE FARMACÊUTICA.

  • Se ele for concursado no cargo de assistente social e depois foi designado para cargo executivo, que não é permanente, não pode solicitar o cancelamento, pois formalmente está vinculado ao cargo de origem para efeito da lei. se não tiver mais vinculado ao cargo de assistente social pode pedir o cancelamento uma vez que não está em atribuição privativa. Mas só pede o cancelamento se quiser. Quem está pagando o registro é ele.

    O profissional pode estar inscrito até mesmo sem exercer a profissão. Trata-se de uma escolha.