SóProvas


ID
3098809
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando os parâmetros para a atuação de assistentes sociais na Política de Saúde, julgue o item subsequente, relativo à intervenção crítica do serviço social na área da saúde.


O assistente social deve estar ciente da complexidade da realidade para compreender os fatores sociais, econômicos, culturais, étnico-raciais, psicológicos e comportamentais que contribuem para a ocorrência de problemas de saúde e situações de risco à população assistida.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    ? Segundo a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde, fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais influenciam nos problemas de saúde da população e em seus fatores de risco. Entretanto, a Organização Mundial da Saúde adota uma definição mais curta, segundo a qual os determinantes sociais da saúde são as condições sociais em que as pessoas vivem e trabalham. Embora hoje já exista um consenso sobre a importância destes determinantes na situação de saúde, este foi sendo construído ao longo da história (BUSS; PELLEGRINI FILHO, 2007).

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! O que nos parece uma provação amarga pode ser uma bênção disfarçada.

  • Questão: O assistente social deve estar ciente da complexidade da realidade - (até aqui tudo bem!)

    para compreender os fatores sociais, econômicos, culturais, étnico-raciais, - (concordo tb)

    psicológicos e comportamentais (...) - (aqui eu me perdi totalmente, pois acho muito subjetiva nossa compreensão enquanto AS ao que se refere a esses "determinantes e condicionantes de saúde", pois não temos propriedade sobre esses dois últimos fatores, por isso errei a questão)

  • Karoline quando li entendi que é preciso estarmos apenas "ciente".

  • Complementando, veja o que diz a literatura:

    No contexto das políticas sociais, entre elas as políticas de saúde, destaca-se o fato de, além de um produto físico, concreto e mensurável, gerarem também um impacto que pode ser objetivo, concreto, mensurável, ou ainda subjetivo, no plano das atitudes, comportamento e opiniões. Assim, tão significativa quanto a medida do produto ou serviço atendendo a demanda, é a medida que os possíveis impactos têm nas condições de vida dos segmentos populacionais aos quais se destina (Figueiredo e Figueiredo, 1986).