SóProvas


ID
3100021
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, quem contrai esse vírus não chega a apresentar sintomas ou apresenta sintomas muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta; calafrios; cansaço; dor de cabeça; dor muscular; náuseas; e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.

                                                             Internet: <www.bio.fiocruz.br> (com adaptações). 

Acerca do tema abordado no texto acima, julgue o item seguinte.


Transmitida por mosquitos em áreas rurais e silvestres, a febre amarela atinge somente humanos.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    ? O sudeste do Brasil está enfrentando um surto de febre amarela silvestre. Segundo o balanço do Ministério de Saúde, divulgado nesta terça-feira (30), o país já registra 213 casos confirmados em pessoas. Entre os principais estados afetados estão São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

    ? Além dos humanos, centenas de macacos também estão sofrendo com a doença. Apesar do vírus não ser contagioso (o contato com macacos não traz riscos), a falta de informação fez com que os crimes ambientais contra esses animais aumentassem.

    ? Fonte: https://www.worldanimalprotection.org.br/not%C3%ADcia/matar-macacos-e-cruel-e-dificulta-luta-contra-febre-amarela

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare.

  • A febre amarela é transmitida por uma espécie de mosquito comum em áreas da África e da América do Sul. A vacinação é recomendada antes da viagem para determinadas áreas.

    Os casos leves causam febre, dor de cabeça, náuseas e vômitos. Os casos graves podem causar doenças cardíacas, hepáticas e renais fatais.

    Não existe um tratamento específico para a doença. Os esforços se concentram no controle dos sintomas e na limitação das complicações.

    Prevenível através de vacina

    O tratamento pode ajudar, mas não é possível curar esta doença

    Propaga-se por animais ou insetos

    Requer um diagnóstico médico

    São muitas vezes necessárias análises ou imagens laboratoriais

    Curto prazo: demora entre dias a semanas a curar

    Crítico: precisa de cuidados de emergência

  • Segundo panfleto educativo da organização não governamental ( ONG) “ Médicos sem fronteiras",“ a febre amarela é uma doença hemorrágica viral aguda. O nome “ amarela" refere-se à icterícia que afeta alguns pacientes". Ela é causada por um vírus, do gênero flavivírus, transmitido por mosquitos pertencentes às espécies Aedes (principalmente o aedes aegypti, também responsável por transmitir a zika, a dengue e a chikungunya) e Haemogogus. 
    As diferentes espécies de mosquitos vivem em diferentes habitats, o que determina a possibilidade de mais de um ciclo de transmissão. Um através de macacos infectados em áreas de florestas que entram em contato com humanos. Outro através da ação de mosquitos que se reproduzem em florestas e em áreas povoadas, e são capazes de infectar humanos e macacos. Há ainda a possibilidade de contaminação quando pessoas infectadas estão em áreas de grande incidência de mosquitos e densamente povoadas com pouca vacinação, tornando-se então uma epidemia. 
    A doença atinge humanos e macacos. Mas, note-se que a doença não é transmitida por macacos ou por humanos. É necessário haver um mosquito transmissor. Portanto, matar macacos infectados, o que muitas vezes é feito, não impede a expansão da doença.  Macacos, assim como humanos são vitimados pela febre amarela. 
    Pelas informações fornecidas pela ONG acima citada, a afirmativa está incorreta. 
    Gabarito do Professor: ERRADO.