"A eficiência do profissional na realização de suas tarefas caracteriza-se, entre outros, pela qualidade do serviço prestado e pelo tempo que tenha despendido para tanto."
6. EFICIÊNCIA: o atendimento deve ser ágil, produtivo. É preciso fazer o melhor possível a partir dos recursos existentes.
Vejamos um detalhamento sobre eficiência:
Eficiência: fazer certo as coisas. Utilizar os recursos da melhor maneira possível, fazendo mais (produtos) com menos (insumos, mão de obra, recursos finan-
ceiros), sem desperdícios. É ser produtivo, ter bom desempenho.
Eficácia: fazer a coisa certa. É fazer o que é certo para se alcançar um objetivo.
É o alcance dos objetivos.
Efetividade: fazer o que tem que ser feito. É causar o melhor impacto possível com as ações, é alcançar resultados. Além de atingir o resultado, é preciso gerar benefícios à sociedade.
Equidade: garantir o direito de todos com imparcialidade. Igualdade. Tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, conforme suas desigualdades. Eu não posso tratar um deficiente físico como eu trato uma pessoa sem deficiência física. É preciso, por exemplo, construir rampas, disponibilizar estacionamento exclusivo etc.
Sou eficiente se produzo um carro utilizando 5 pessoas, se antes eu utilizava 10. Sou eficaz se produzo o carro planejado. Sou efetivo se o carro produzido gera impactos na sociedade, como a satisfação dos clientes ou a diminuição da emissão de poluentes.