SóProvas


ID
3100639
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A melhoria do acesso à saúde e da renda da população brasileira não impactaram os indicadores de deficiência de micronutrientes: as deficiências de vitamina A ainda persistem como problemas de saúde pública no Brasil, principalmente em crianças e em mulheres em idade fértil. Com referência a esse assunto e a aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir.


Em geral, a prescrição de carotenoides deve ser adotada como estratégia para prevenir a hipovitaminose A, já que a maior parte dos carotenoides existentes possui atividade de vitamina A.

Alternativas
Comentários
  • Carotenóides: Pró-vitamina A, inclui alfa, beta e gama caroteno, criptoxantina, zeaxantina, luteína e licopeno.

    Fontes de Vitamina A são de origem animal: óleos de fígado de peixes e derivados do leite. 

  • A maior parte dos carotenóides existentes não possui atividade de vitamina A, apesar de possuírem cores fortes e brilhantes.

    As principais de provitamina A são as folhas de cor verde-escura (como o caruru), os frutos amarelo-alaranjados (como a manga e o mamão), as raízes de cor alaranjada (como a cenoura) e os óleos vegetais (óleo de dendê, pequi e pupunha).

    Com relação à vitamina A pré-formada, os óleos de fígado de peixe são fontes concentradas da vitamina A; entretanto, são mais utilizados como remédios.

    Os derivados do leite, como queijo e manteiga, além dos ovos, são considerados fontes moderadas de vitamina A.

    A melhor fonte de vitamina A na natureza é o fígado de alguns peixes, como o linguado, o bacalhau e o arenque. As concentrações mais altas encontram-se nos animais que estão no final da cadeia alimentar, na qual situam-se por ordem de concentração os carotenóides e, depois, a vitamina A. 

  • Nos alimentos de origem vegetal, são encontradas as provitamina A ou carotenoides. Dos 600 carotenoides presentes na natureza, menos de 10% são fontes potenciais de vit. A destacando-se o betacaroteno, quantitativamente o mais importante, além dos alfa e gama carotenos e da criptoxantina (COZZOLINO).

  • A maior parte dos carotenóides existentes não possui atividade de vitamina A, apesar de possuírem cores fortes e brilhantes.